PÉ-DIREITO DUPLO: RECURSO QUE ENGRANDECE OBRAS

Considerado uma tendência, o recurso do pé-direito duplo na verdade é bem antigo. Confira a seleção de projetos que utilizam dele por conforto térmico, simples capricho ou sensação de amplitude

Publicado em: 12/01/2021

Alguns dos artifícios arquitetônicos usados na contemporaneidade foram criados há bastante tempo. Um deles é o pé-direito duplo, recurso que faz parte da história e esteve presente em grandes obras da arquitetura, como as catedrais do século XVIII. Inicialmente, eram utilizados como marcações de ambientes, separando o hall de entrada de casas e prédios comerciais do restante do projeto. Nas décadas de 1940 e 1950, seu uso em residências aumentou. Hoje, além de serem construídos com o intuito de se criar halls, também são usados para a construção de um ambiente social mais moderno e espaçoso. 

Reunimos alguns projetos nos quais as fachadas em linha reta fizeram toda a diferença. Clique no link e confira: http://www.anualdesign.com.br/blog/10617/fachadas-em-linha-reta/


Neste video, a arquiteta CAROL BUENO apresentou o seu projeto preferido: o REDBULL STATIOS, no centro da cidade de São Paulo, que além de ter o pé direito duplo como um dos principais atrativos, se apropriou de varios elementos originais na composição do retrofit .




CASA DOS UMBUS 

As arquitetas Arytana e Ticiana Stefenoni Tartuce valorizaram o living com um pé-direito duplo. Os vasos pendurados e a iluminação no forro são essenciais para finalizar a moderna composição.

Conversamos com o arquiteto e urbanista Manoel Balbino, um dos sócios do escritório Arq-Urb, e ele define pé-direito como a medida interna de piso a teto, não importando se em cima existe uma laje, um telhado ou um segundo piso. Suas dimensões variam entre 2,5 e 3 metros de altura. Baseado nisso, conseguimos entender o conceito de pé-direito duplo, solução arquitetônica interessante que possui suas peculiaridades. A primeira delas – e talvez uma das mais marcantes – é sua altura, que necessariamente ultrapassa os 5 metros. Este fato acrescenta algumas características aos projetos.

A fachada imponente deste projeto, de autoria da arquiteta e urbanista Elaine Saliba, aliada ao fechamento de vidro lateral, adicionam requinte ao pé-direito duplo da construção.

Com as paredes e teto mais altos, um vão é criado no ambiente e, com isso, a sensação de amplitude invade o cômodo, e a quantidade de luz natural disponível dobra. Em regiões mais quentes, a questão térmica pode ser trabalhada com mais facilidade e de forma mais natural. Nesses locais, o ar quente é o grande responsável pelo aumento da temperatura, pois sobe para a parte mais alta do ambiente. Quando a parte superior é maior, caso dos pés-direitos duplos, e aliada a uma boa ventilação, o ganho é quase instantâneo e torna o lugar mais fresco. Isso acontece porque a distância desse ar quente fica maior, diminuindo a incidência de sua temperatura no ambiente. “São necessárias outras características para amenizar o clima interno. A isolação é uma delas, e a circulação de ar outra. O cômodo ganha muito mais se existir uma sombra natural para ajudar a resfriar o ar”, ressalta Balbino. Mas um alerta: em regiões com a temperatura mais fria, a solução pode instensificar o resfriamento do clima, criando um espaço ainda mais gelado. É essencial discutir todos os pontos do projeto com um profissional, para então encontrar alternativas que ajudem na resolução do problema.


O ambiente moderno é integrado com um mezanino com guarda-corpos de vidro. O pé-direito duplo é ressaltado pela decoração leve, que cria uma atmosfera clara. O projeto é assinado pela arquiteta e urbanista Isabel Jácomo.











Os pés-direitos duplos são mais valorizados pelo mercado imobiliário, influenciando consideravelmente o preço final de alguns imóveis. Neste tipo de construção, os ambientes passam a transmitir sensações de imensidão, liberdade e grandeza. O que agrega valor, também, são os custos de edificação, semelhantes à obras de um segundo piso, o que também pede uma primordial preocupação com a estrutura. “A única coisa que o pé-direito duplo não tem é o piso, e seu custo pode chegar ao dobro do pé-direito normal”, alerta o arquiteto.

CASA DE CONDOMÍNIO

O gêneroso living deste projeto da arquiteta Luciana Pena engloba estar, jantar e o bar. A profissional utilizou cores neutras para o teto, o piso e o sofá maior. Os tons dialogam com o estilo moderno da residência. O lustre acrescenta sofisticação à composição e o espaço abaixo da escada foi muito bem aproveitado com o móvel do bar, em madeira. O guarda-corpos do mezanino, em vidro, dá confere leveza e modernidade ao ambiente.

Quando a obra prevê um mezanino é preciso, necessariamente, calcular a carga futura, ou seja, o peso que essa composição suportará. Nesta medida já devem estar contabilizados móveis e estruturas que ocuparão aquele espaço, bem como o peso médio das pessoas que habitarão o cômodo. Alguns projetos não contemplam essa previsão e, mais à frente, optam pela construção do mezanino. Este é o caso de várias lojas, principalmente, que utilizam o artifício para criar estoques. Uma solução para não comprometer as vigas de sustentação é a construção de pilares, com o objetivo de descarregar o peso dessa estrutura no chão.


Neste projeto da arquiteta e urbanista Kerley Melo, o pé-direito duplo de cinco metros de altura convida o imponente lustre utilizado na decoração. A leveza do ambiente fica por conta da mesa de vidro e das cores claras da composição.

Quando desenhados com ventilação cruzada, os projetos utilizam a natureza como alternativa sustentável a sistemas de aquecimentos ou ar condicionado. Utilizar as correntes de ventos em seus sentidos naturais permite que o ar entre e saia com facilidade da casa e que haja higienização do ambiente, devido à troca de ares.

CAFÉ DE LA MUSIQUE 

Neste ousado projeto de Leo Romano, o pé-direito duplo do dining club propicia uma decoração estonteante. O teto alto dá suporte aos ripados de caixeta, cordas de sisal e um boiserie laqueado em nanquim, imprimindo sofisticação e elegância ao espaço.

Embora guarde um peso estético estonteante, e que tenha inúmeros benefícios, o pé-direito duplo tem algumas características que, dependendo do projeto, não são muito bem-vindas. Numa residência construída com o recurso e um mezanino, os ambientes interferem no conforto sonoro um do outro. Isso se dá pela reverberação do som. Neste sentido, existe também a possibilidade de eco e de pouco (ou nenhum) isolamento acústico nos ambientes íntimos. Esses problemas podem ser amenizados com materiais que cobrem as paredes, como tecidos, cortinas de pano e forros de gesso.
 
APARTAMENTO SOFISTICADO

Esse living com pé-direito duplo conectado à varanda foi eleito o ponto alto do projeto pelos proprietários e pelas responsáveis pela criação dele, as designers de interiores Maria Célia Moraes e Wanessa Clara. A pastilha de madeira e papel de parede emprestam charme ao ambiente. As longas cortinas dão um toque especial à composição.

Existe uma corrente atual que alega que o pé-direito duplo faz com que os projetos percam em metragem construída, atuando então como um agente limitador. Manoel Balbino é contundente sobre essa afirmação. “Não se pode contabilizar a dimensão de um projeto levando em consideração apenas um elemento dele, pois o conforto não é designado por uma só característica, e sim pelo conjunto delas”.

CASA ALDEIA DO VALE

A designer Sonia Prado e sua equipe fizeram um trabalho espetacular neste projeto. Foram construídos 900 metros em três andares. Nesta sala de estar, o pé-direito duplo transmite sensação de amplitude. Temos conexão com o mezanino, em degraus de mármore preto e guarda-corpos de inox e vidro.  A mistura de estilos imprime muita personalidade ao ambiente.

Confira mais alguns projetos que a Anual Design separou e veja como este recurso é versátil e empresta muita personalidade às obras.
 
TOCA DOS COELHOS

Os arquitetos Adriana Mundim e Fernando R. Galvão fizeram um impressionante trabalho. O pendente e a iluminação dão um ar aconchegante ao espaço. A abertura do pé-direito duplo da sala de estar é totalmente livre de pilares e o jardim-de-inverno com a parede de pedra bruta de Pirenópolis é um dos charmes do ambiente.

CASA ALTA

O projeto da arquiteta e urbanista Cynara de Siqueira faz uma integração de ambientes exatamente como o cliente requisitou. Nesta sala de estar, o pé-direito duplo permite uma sensação de liberdade, estando ainda conectada à varanda e aohome. Os itens coloridos constrastam com a textura da fibra das poltronas e da mesa de centro.

RESIDÊNCIA ALPHAVILLE IPÊS

Neste projeto de interiores, a designer Fátima Lima fez uma união incrível entre natureza e elementos naturais. A profissional tirou proveito da ventilação cruzada e da orientação solar. O ambiente com pé-direito duplo, repleto de plantas, tornou-se aconchegante e exatamente o que a família buscava.

CASA SOFISTICADA

Este estonteante projeto de Giovanni Borges mescla elementos rústicos com uma decisão mais limpa de decoração. Nesta sala de estar, o pé-direito duplo é valorizado pela imensa parede de vidro que conecta o ambiente à sala de jantar.

SOBRADO ALPHAVILLE GOIÁS

Neste projeto da arquiteta e urbanista Kerley Melo, a elegância das cores pastéis dão charme ao estar e valorizam o pé-direito duplo do ambiente. O mezanino possui guarda-corpos de vidro e funciona como corredor. A iluminação é outro ponto que ressalta ainda mais a decoração.

CASA DO BOI

Este projeto de Leo Romano é baseado na ideia de se estreitar a relação entre homem e natureza. E o faz de forma majestosa. Além da ocupação inteligente dos vãos e incrível vista, o pé-direito duplo torna o ambiente ainda mais aconchegante por conta da sóbria decoração. Elementos rústicos são misturados a outros modernos, como o guarda-corpos em vidro e inox da escada e mezanino.

CASA NMA

O arquiteto Marcos Queiroz foi muito feliz nas escolhas que fez para este projeto. O pano de vidro que permite a vista do jardim e o mobiliário claro e composição harmônica e simétrica, valorizam o pé-direito duplo. As obras na parede, a iluminação e os tapetes tornam o lugar ainda mais aconchegante.

CASA COLIBRI

O pé-direito duplo deste audacioso projeto de Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro é muito valorizado com a parede em pedra-ferro. A decoração, que mescla elementos contemporâneos a tons neutros, tem um ar clássico.

CASA BOA VISTA

No living e na sala de jantar do projeto da arquiteta e urbanista Andressa Lima, predominam os tons off-white no mobiliário e na decoração. As cortinas realçam ainda mais o ambiente suntuoso propiciado pelo pé-direito duplo.

CASA EM CONDOMÍNIO

O projeto da designer de interiores Maria Lenise fez a residência de uma família adquirir estilo próprio e diferenciado. Recheada de objetos de decoração do acervo familiar, o espaço é cheio de referências. No living, o pé-direito é valorizado com uma série de porta-retratos. O mezanino possui guarda-corpos em vidro e degraus de madeira suspensos.

RESIDÊNCIA MEDANHA

Este projeto leva a assinatura do escritório de arquitetura do designer Nando Nunes. A residência possui pé-direito duplo e o mezanino serve de corredor para os cômodos superiores, com guarda-corpos de vidro e modernos, além de escadaria em gesso e suspensa.

RESIDÊNCIA EM CONDOMÍNIO FECHADO

A arquiteta Priscila Rassi é responsável pelos projetos de arquitetura e de interiores desta residência. O living tem pé-direito duplo e se comunica com a sala de jantar, com o home theater e a varanda. O fechamento em amplos panos de vidro possibilita farta entrada de luz natural, o que aumenta ainda mais a sensação de amplitude no ambiente.



Gostou da matéria?  Inspirador né? Conheça nosso novo artigo "O poder do pé direito duplo", clique aqui - http://www.anualdesign.com.br/blog/11229/o-poder-do-pe-direito-duplo/



COMENTÁRIOS

  • Adriana Francisca - 16/11/2021 20h09
    Projetos de muito bom gosto!
  • Celia Schmidt - 12/02/2021 11h49
    Uau....lindo. Muito bom gosto. Deixo a sugestão de expor imagens de fachadas de casas rusticas com pe direito duplo. Essas casas são frescas e esse pé direito alto são excelentes. Parabéns
  • Célio Martignago - 29/06/2018 20h51
    Acho fantástico o estilo. Tanto é que utilizamos o pé-direito duplo em nossa residência. Além de deixá-la muito mais ampla, requintada e moderna, a deixa muito mais arejada. Agora, o designe da Casa dos Umbus ficou magnífico. Parabéns aos arquitetos! Muito bom gosto e ousadia.
  • Neolivan - 29/12/2015 14h40
    Lindos os projetos, parabéns Tenho o desejo de fazer uma casa de praia com sala destes modelos e dois dormitórios na parte superior e um na parte inferior. Se puderem me dar uma dica agradeço. Terreno 13 x 32 Mais uma vez parabéns pelos projetos

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.