Adeus a Zaha Hadid!

A arquiteta sofria de bronquite e estava internada em um hospital em Miami

Publicado em: 31/03/2016
Faleceu, aos 65 anos, a arquiteta Zaha Hadid. Nascida em 31 de outubro de 1950, em Bagdade, no Iraque, ela foi provavelmente uma das maiores arquitetas da história e que mais influenciou a arquitetura contemporânea. Hadid, que era assumidamente influenciada pelo brasileiro Oscar Niemeyer, inovou rompendo os parâmetros da arquitetura tradicional com suas formas orgânicas, sensuais, inesperadas e provocantes.



Zaha também foi a única mulher a vencer o Prêmio Pritzker de Arquitetura, no ano de 2004, entrando definitivamente no hall of fame dos maiores arquitetos do mundo, juntamente com os brasileiros Paulo Mendes da Rocha e Niemeyer, e o francês Le Corbusier, entre outros. Este ano, Hadid se tornou a primeira mulher a receber a RIBA Gold Medal, o maior prêmio de arquitetura do Reino Unido, pelo conjunto de sua obra.

Nós do Anual Design temos um apreço especial pelo trabalho dessa gênia. Tanto que, ironicamente, publicamos há quase um ano, uma matéria sobre um suposto projeto que a arquiteta realizaria no Brasil, mais especificamente na ponte Rio - Niterói. Nossa brincadeira era uma homenagem bem humorada à Zaha em 1º de Abril. Mas de fato, o Brasil deve receber em breve um projeto da arquiteta, o edifício Casa Atlântica, em frente à Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Sofrendo de bronquite desde o início da semana, Zaha Hadid estava internada em um hospital em Miami quando sofreu uma parada cardíaca na manhã desta quinta-feira, 31/03.



Sobre a arquiteta
Conhecida como a Rainha das Curvas por seus projetos conceituais, Zaha Hadid formou-se primeiramente em matemática na Universidade Americana de Beirute e depois cursou arquitetura na Architectural Association de Londres, onde tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Em 1979, passou a estabelecer prática profissional própria em Londres e já na década de 80 lecionou na Architectural Association. Inicialmente, ela ficou conhecida como 'a arquiteta que não conseguia executar seus projetos', extremamente complexos e conceituais, mas nos anos 2000 conquistou o mundo em uma rápida expansão com suas construções icônicas. Entre seus trabalhos mais famosos estão o Centro Aquático de Londres e o constroverso anexo para o Serpetine Sackler Gallery.

COMENTÁRIOS

  • Eva KRACOCHANSKY - 03/04/2016 01h56
    Lastimo como se fosse uma pessoa da minha família! Querida, respeitada e admirada! Que possa seguir sua luminosa trajetória E Q a Divina Misericórdia a Acolha como Filha Amada! 😘

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.