AFLALO GASPERRINI ARQUITETOS // série ARQUITETURA PAULISTA ASBEA -SP

41

Neste documentário de arquitetura, adentramos nos principais escritórios corporativos e de prédios do Estado de São Paulo, com projetos que impactam todo o Brasil. O escritório Aflalo Gasperini, com mais de cinco décadas de atuação, tem sido uma figura central no redesenho do skyline da capital paulistana, especialmente na região da Berrini. Renovando-se constantemente em ideias e equipe, o escritório incorpora conceitos como sustentabilidade e otimização de usos, buscando melhorar a qualidade de vida na cidade através de pequenas melhorias, chamadas de "acupunturas urbanas".

O documentário destaca três projetos principais: o Habitat, no Brooklyn; o Complexo WT Morumbi; e o FL, localizado na Avenida Faria Lima, o epicentro de São Paulo.


Explore a arquitetura paulista nesta série produzida pela LabDesign.tv. Com episódios no formato de cinema, cada um com aproximadamente 15 minutos, mergulhamos nos escritórios de arquitetura associados às Beias São Paulo, filial da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. A série vai além dos projetos, revelando os processos criativos e as histórias por trás de cada escritório, oferecendo insights sobre a arquitetura contemporânea.


Jean Bergerot é um diretor de documentários com foco em arquitetura e design, acumulando mais de uma década de experiência nesse campo. Sua abordagem autoral na direção e produção de filmes o distingue, permitindo que sua criatividade guie o processo de criação.

Seus filmes já foram reconhecidos em prestigiados festivais internacionais de cinema, como o ArchFilmLund, o festival de cinema da Europa do Norte e Escandinávia, o Música x Arquitectura Open House Barcelona, o Reel Houses International Film Festival e o Psarokokalo International Short Film Festival. Em suas obras, Bergerot consegue transmitir não apenas a forma física dos edifícios, mas também a essência de seus criadores e o contexto cultural em que estão inseridos.

Ao longo de sua carreira, Jean Bergerot dirigiu documentários sobre importantes figuras da arquitetura brasileira e internacional, incluindo nomes como Paulo Mendes da Rocha, Eduardo de Souto Moura, Sérgio Rodrigues e os irmãos Campana.