PIZZARIA QUINTAL DO BRÁZ

O ponto de partida utilizado por Carlos Motta e sua equipe para esse projeto foi trabalhar o conceito de fuga do urbano para o convívio familiar, simbolizado pela figura do quintal.

O ponto de partida utilizado por Carlos Motta e sua equipe para esse projeto foi trabalhar o conceito de fuga do urbano para o convívio familiar, simbolizado pela figura do quintal. Com um terreno de 1,2 mil metros quadrados, o casarão que abriga a Pizzaria Quintal do Bráz fica na Vila Mariana na capital paulista. Nos fundos da construção de 20 metros de largura por 60 metros de comprimento fica um quintal de exuberante vegetação que inclui árvores frutíferas que foram preservadas e integradas ao projeto.

O quintal já é visível desde a entrada através do salão envidraçado e ganhou uma área de estar com lareira. Carlos Motta trabalhou a integração dos ambientes internos e externos, mantendo a fachada original da construção da década de 20. A comunicação com a rua se dá através de um terraço sutilmente suspenso, eliminando barreiras ou divisas. Internamente o grande salão central ganhou um pé-direito de sete metros de altura com tesouras e reforços metálicos aparentes junto ao forro. O espaço abriga os dois fornos, uma pequena área de espera nos fundos e na frente o bar que foi encaixado em um nicho lateral. As grandes luminárias by Carlos Bertolucci, quadradas e com luz difusa, penduradas no forro trazem sensação de aconchego aos clientes mesmo com o pé-direto alto.

Ao lado da construção original foi acrescentado um volume com forro inclinado que acompanha o comprimento da original. O novo ambiente é integrado ao salão e ladeado externamente pelo jardim do recuo lateral. Janelas pivotantes permitem a ventilação e podem ser graduadas conforme a vontade do usuário. Ao exemplo de seus outros trabalhos, Carlos Motta utilizou madeira de redescobrimento originária de demolições. Antigas vigas de cobertura tornaram-se anteparos dos pilares metálicos centrais, assim como o cedro e a peroba-rosa deram origem a caixilhos e pisos. Merece atenção a bela poltrona Bráz, desenhada pelo arquiteto e designer especialmente para a área de espera da pizzaria.
 
Ficha Técnica
Local: São Paulo-SP
Ano: 2005/2006
Área do terreno: 1.200 m2
Área construída: 550 m2
Projeto de Arquitetura e Interiores: Carlos Motta
Projeto Paisagístico: Gil Fialho
Projeto Luminotécnico: Cia. de Iluminação - Carlos Bertolucci
Fotos: Rômulo Fialdini e Rodolfo Yamamoto