Explorando a Vanguarda da Arquitetura Paulista: Uma Jornada Documental

Descubra os bastidores e as inspirações por trás dos projetos arquitetônicos que estão redefinindo São Paulo nesta série de documentários cativantes.

Publicado em: 14/03/2024

série "Arquitetura Paulista" oferece uma visão única de  escritórios de arquitetura em São Paulo, que estão moldando gradualmente a paisagem urbana da cidade. Produzida pela labdesign.tv e patrocinada pela ASBEA SP, a série apresenta 5 escritórios de arquitetura  explorando não apenas seus projetos, mas também os processos criativos por trás deles. Dirigida por Jean Bergeron, a série apresenta uma abordagem inovadora ao misturar filmagens nos locais dos projetos, cenários e até mesmo dentro de um carro em movimento, proporcionando uma experiência semelhante a um road movie pela capital paulistana. Confira cada episódio nos links abaixo.




BOTTI RUBIN ARQUITETOS


O privilégio de ver suas obras tornarem-se, ainda em vida, clássicos, é para poucas pessoas. O arquiteto do qual falamos representa o melhor que uma carreira e vida longevas podem significar. Com um escritório que celebra 67 anos de existência – um dos mais antigos do Brasil - e tendo construído mais de 7 milhões de metros quadrados, o homenageado em questão simboliza a potência que a arquitetura e o urbanismo podem alcançar. Estamos falando, claro, de Alberto Rubens Botti.







FGMF ARQUITETOS


O documentário curta-metragem revela a paixão e a busca por inovação do FGMF, fundado em 1999 por colegas da FAU-USP. Destacam-se pela arquitetura contemporânea, sem limitações de materiais ou escalas. Cada projeto é uma oportunidade para explorar novas possibilidades, utilizando o desenho como instrumento principal de pesquisa. Dirigido por Fernando, Lourenço e Rodrigo, formados pela FAU-USP entre 2001 e 2002, o escritório une diferentes experiências, resultando em uma visão ampla e plural. Acreditam que a arquitetura pode ser bela e funcional sem perder o humor, refletido em seus trabalhos inovadores e inspiradores. Longevidade descreve não só a qualidade daquilo que persiste no tempo, mas também, e principalmente, a capacidade que algo tem de sobreviver à posteridade.





                               



AFLALO GASPERINI ARQUITETOS


Neste episódio, colocamos em foco os principais escritórios corporativos e de prédios do Estado de São Paulo, com ênfase no impacto do escritório Aflalo Gasperini no redesenho do skyline da capital, especialmente na região da Berrini. O documentário destaca três projetos principais, destacando projetos sustentáveis e inspirados pela biofilia: o Habitat, no Brooklyn; o Complexo WT Morumbi; e o FL, localizado na Avenida Faria Lima, o epicentro de São Paulo.




                                                                             



KÖNIGSBERGER VANNUCCHI ARQUITETOS ASSOCIADOS


KV é sinônimo de arquitetura inovadora. Com mais de 50 anos de experiência, a empresa fundada por Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi em 1971 deixou sua marca em São Paulo e no Brasil. Destacando-se por projetos emblemáticos como o Brascam, que revolucionou espaços comerciais, e especialmente o icônico Sesc Paulista, a KV tem como princípios a criatividade e a excelência na gestão de processos. Com uma equipe dedicada, a empresa cria e desenvolve uma variedade de tipologias e planos urbanos, com destaque para seus complexos mistos reconhecidos internacionalmente. Para os amantes da arquitetura de alto desempenho, este episódio é imperdível, destacando especialmente o projeto do Sesc Paulista.





                                                                             



DAL PIAN ARQUITETOS


Neste episódio da série Arquitetura Paulista, Renato e Lilian Dalpian compartilham alguns projetos de seu portfólio e parte de sua trajetória, com vasta experiência em escritórios renomados de arquitetura ao redor do mundo, especialmente na Europa. Destaca-se o projeto da sede da Natura em São Paulo, conhecido como NASP, reconhecido internacionalmente por suas avançadas técnicas de sustentabilidade. O NASP otimizou materiais e produtos, alcançando excelência em economia de energia e promovendo o bem-estar dos ocupantes.





Todos os episódios foram dirigidos pelo cineasta Jean Bergerot, com o apoio da ASBEA SP. Com mais de uma década de experiência na direção de documentários de arquitetura, Jean já teve alguns de seus filmes reconhecidos em festivais de renome mundial, incluindo uma menção honrosa no Festival de Cinema de Arquitetura do Norte Europeu em 2023. Para quem deseja explorar mais o trabalho deste talentoso cineasta, o canal labdesign.tv disponibiliza mais de 20 episódios de seu portfólio, todos acessíveis gratuitamente.