Módulos Padrões para Mobiliários Urbanos

Desenvolvidos inicialmente para serem usados como Postos Comunitários de Segurança do Distrito Federal, os módulos seriam ...

Desenvolvidos inicialmente para serem usados como Postos Comunitários de Segurança do Distrito Federal, os módulos seriam fixados em locais determinados, onde já contariam com infraestrutura básica de bases, rampas, calçadas, instalações de água, telefone e esgoto. O programa do Governo pretendia instalar 300 unidades, das quais 120 foram efetivamente implantadas.
 
O módulo padrão possui uma área de 28 metros quadrados, foi projetado para ser executado totalmente na indústria e posteriormente assentado no local programado. O conceito dos módulos desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Parada é de um espaço onde as pessoas não se sentissem intimidadas de se aproximarem.
 
A proposta de desenho e solução construtiva permitiu que o mesmo módulo pudesse ter múltiplas funções, sem perder o seu caráter de mobiliário urbano como ficou conhecido pela população do DF. Assim, a unidade pode ser utilizada também como base do Samu - Serviço Médio de Urgência e para atendimento aos taxistas. A praticidade do módulo, ele é leve, de fácil transporte e realocação, pode aumentar essas possibilidades ainda não concretizadas, mas que já possuem projetos elaborados.
 
Ficha técnica:
Localização: Brasília-DF
Ano: 2007
Área: 250 unidades de 28m² - 50 unidades de 57 m²
Projeto de Arquitetura: Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados
Fotos: Haruo Mikami, Rodrigo Biavati e Erivelto Mussio