Museu Oscar Niemeyer

Localizado no Centro Cívico de Curitiba, capital do Paraná, o Museu Oscar Niemeyer (MON) também é conhecido ...

Localizado no Centro Cívico de Curitiba, capital do Paraná, o Museu Oscar Niemeyer (MON) também é conhecido como o “Museu do Olho” por causa da sua estrutura envidraçada suspensa com formato característico. Quando foi convidado pelo então governador do estado Jaime Lerner para adaptar a escola existente, também de sua autoria (1967), em um museu de arte, Niemeyer idealizou como anexo uma estrutura totalmente inovadora. Passado e presente se uniram através de rampas em curvas na área externa e um túnel subterrâneo.
 
No prédio antigo reestruturado ficaram os serviços gerais do museu. No térreo, um auditório e um restaurante; no piso superior, a parte administrativa, as salas de exposição e as áreas destinadas a atividades culturais e educativas. No subsolo, instalações técnicas, acervo etc, e ao ar livre, exposições de esculturas.
 
Formado por quatro pavimentos, o edifício do “Olho” repousa sobre uma base quadrangular revestida por cerâmicas pintadas pelo próprio Niemeyer. Os materiais utilizados foram o concreto protendido e o vidro. O arquiteto utilizou um sistema de esquadrias diferenciado, foram projetadas em diagonal como um grande painel. No lugar dos habituais brises-soleil, foram colocados entres os vidros elementos metálicos de proteção solar.
 
O salão principal fica na parte convexa da estrutura, tem cerca de 1,6 mil metros quadrados e pé-direito de 12 metros. Na parte oposta, côncava fica uma área de apoio. Em 2004 foram inauguradas mais três salas expositivas que compões a Torre da Fotografia. Elas estão localizadas no térreo, primeiro e segundo pavimentos que ficam na base do anexo. O resultado é lúdico: um grande olho suspenso, ao mesmo tempo em que debruça seu olhar de dupla face para a cidade também observa a si mesmo, refletindo o passado.
 
Ficha técnica:
Localização: Curitiba-PR
Ano: 2001/2002
Área: 144000 m² terreno - 17744,64 m² contruída
Projeto de Arquitetura: Oscar Niemeyer
Fotos: Divulgação