OSCAR NIEMEYER

Considerado um dos maiores arquitetos do Brasil e do mundo, Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro em 1907.

Projetos

Considerado um dos maiores arquitetos do Brasil e do mundo, Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro em 1907. É um dos ícones da Arquitetura Moderna ao lado de Le Corbusier. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, fazendo de suas obras verdadeiras esculturas.
 
Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para Brasília, capital federal, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte, a Sede das Nações Unidas nos Estados Unidos, o Parque do Ibirapuera em São Paulo e a Casa das Canoas, no Rio de Janeiro que projetou para si mesmo.
 
No ano de seu centenário, 2007, começou a projetar o Centro Cultural Oscar Niemeyer na Espanha, inaugurado em 2011 e em 2010, projetou a Cidade Administrativa de Minas Gerais. Dentre os inúmeros prêmios que recebeu em sua longa carreira, destacam-se: o Prêmio Pritzker 1988 (EUA), o Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes 1989 (Espanha) e em 2005 foi declarado Patrono da Arquitetura Brasileira.