MAC Niterói

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, assinado por Oscar Niemeyer, se destaca na paisagem com seus arrojados traços ...

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, assinado por Oscar Niemeyer, se destaca na paisagem com seus arrojados traços futuristas, semelhante a um cálice ou a um disco voador. A estrutura de quatro pavimentos levou cinco anos para ser finalizada e está localizada sobre o Mirante de Boa Viagem, em uma praça de 2500 metros quadrados.
 
A fachada contemporânea possui um anel de vidro que divide ao meio o gigantesco disco e oferece uma das mais belas vistas panorâmicas para a orla marítima. A paisagem da Baía da Guanabara forma imagens nestas janelas, similares a setenta fotogramas, que circundam a varanda, dando a impressão de um movimento cinematográfico.
 
O edifício do MAC Niterói ergue-se como uma escultura de 16 metros de altura em uma praça aberta, aparentemente apoiado em pilar único. São 50 metros de diâmetro com tratamento térmico e impermeabilizante. Em sua base há um espelho d´água iluminado e uma rampa sinuosa com piso vermelho conduz ao interior da construção. A estrutura é em concreto armado, marca registrada das obras do arquiteto, e consegue suportar um peso de cerca de 400 kg/m² e ventos de velocidade de até 200 km/h.
 
No primeiro pavimento está localizada a administração, no segundo ficam o salão hexagonal de exposições rodeado pela varanda panorâmica envidraçada que também pode ser utilizada para mostras. No mezanino, que circunda o interior, estão salas menores destinadas a exposições. E no subsolo ficam: área para armazenagem de obras, bar, restaurante e um auditório para conferências.
 
A arquitetura do MAC Niterói utiliza o conceito de “promenade architectonique”, da rampa sinuosa de acesso, passando pela varanda circular, até a escada helicoidal que leva ao segundo piso, que têm o objetivo de passar ao visitante a sensação espacial de infinito.
 
Ficha técnica:
Localização: Niterói-RJ
Ano: 1991/1996
Área: 2500 m²
Número de pavimentos: 4
Projeto de Arquitetura: Oscar Niemeyer
Fotos: Divulgação