Teatro Popular

O Teatro Popular integra o chamado Caminho Niemeyer, um conjunto de construções de autoria do arquiteto que se estende ...

O Teatro Popular integra o chamado Caminho Niemeyer, um conjunto de construções de autoria do arquiteto que se estende do mar até o Museu de Arte Contemporânea. Utilizando como material o concreto armado, o teatro é uma grande cobertura curva originado nas empenas do edifício. Com 3,5 mil metros quadrados, divide-se em dois pisos: térreo e superior.  O programa inclui um auditório para 400 pessoas, foyer e palco reversível.
 
As fachadas possuem acabamentos diferentes. Na área do foyer, optou-se por um grande pano de vidro com portas antipânico e sanca com iluminação revestida com painel de alumínio composto. A face que dá para a Baía da Guanabara em envidraçamento duplo e brises internos. E a oposta tem acabamento em azulejo amarelo com pinturas de Niemeyer. O acesso ao foyer é feito através de uma rampa helicoidal de concreto armado.
 
O Teatro Popular está apto a receber até 10 mil pessoas na área externa, já que o palco se abre também para a praça, com uma porta de correr com 10 metros de largura por 5 de altura. Nas cores vermelha e preta, a porta é formada por paineis de alumínio composto, tem acionamento por controle remoto e a esquadria foi tratada acusticamente com lã de rocha.
 
Do tipo italiano, o teatro possui caixa cênica em laje de concreto dupla em forma de onda onde foi implantada a infraestrutura cenotécnica para recolhimento vertical dos cenários e vestimentas, tanto para a plateia interna como a externa. O tratamento acústico para o uso da palavra isola o ruído externo nas esquadrias de vidro e no sistema de ar condicionado.
 
O fechamento noroeste da construção, que dá para a Baía de Guanabara, possui duas peles de vidro laminado de dez milímetros na cor cinza, não reflexivo. Entre os panos de vidro, formou-se uma câmara de ar que abriga chapas de alumínio em forma de hexágono. Similares a colmeias, estas estruturas têm a função de brises metálicos e receberam pintura eletrostática na cor preta com acabamento fosco. O que, além de atender à estética da arquitetura, promove conforto ambiental.
 
Ficha técnica:
Localização: Niterói-RJ
Ano: 2007
Área: 3500 m² construída
Número de pavimentos: 2
Projeto de Arquitetura: Oscar Niemeyer
Fotos: Celso Brando