Espaço Cultural do Choro

O Espaço Cultural do Choro é uma construção que, além de abrigar a sede da entidade, incorpora uma ...

O Espaço Cultural do Choro é uma construção que, além de abrigar a sede da entidade, incorpora uma escola de música e leva a assinatura de Oscar Niemeyer. Com pouco mais de 2 mil metros quadrados e meio, pode ser considerada um Niemeyer de pequena escala e talvez por isso, uma das criações mais inspiradas do arquiteto que ficou amigo do presidente do clube, Henrique Lima Santos Filho, mais conhecido como Reco do Bandolim.
 
O Espaço Cultural do Choro fica ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, que antes abrigava o Clube do Choro em seus vestiários. O conjunto didático-cultural é composto por um auditório de 400 lugares e por um espaço para atividades de ensino: a escola do choro batizada de Escola Raphael Rabello. A sede é formada por um único volume com uma planta semicircular e tem o programa dividido em três setores bem definidos: salas de aulas, sala de concertos/teatro-bar e pátio de convivência.
 
As salas de aulas, oficinas e salas de estudos individuais são distribuídas pela ala mais periférica do bloco. A circulação central organiza o fluxo: de um lado ficam as salas de aula e do outro, os espaços individuais de estudo. A área destinada às apresentações fica situada no centro, conectada ao pátio.
 
Por ter uma escala mais modesta que as demais obras monumentais do arquiteto, o Espaço Cultural do Choro forma um conjunto simples e elegante. Poderia até ser definida como uma peça do gênero musical que acolhe, ganhando o título um dos mais conhecidos choros de Waldir Azevedo: “Delicado”.
 
Ficha técnica:
Localização: Brasília-DF
Ano: 2007/ 2010
Área: 2302,59 m² terreno - 2.526,45 m² construída
Projeto de Arquitetura e Interior: Oscar Niemeyer
Fotos: Joana França