CASA TORREÃO

Uma composição feita com planos horizontais em uma forma inusitada

Continuidade. Esta é a palavra-chave para definir o projeto do BLOCO Arquitetos, tanto entre volumes construídos quanto entre habitação e paisagem. O objetivo foi destacar a beleza natural circundante através da arquitetura, por isso, foi limitado, ao máximo, o uso de materiais distintos. Um grande declive mais para o fundo do terreno possibilitou uma composição feita de planos horizontais orientados no sentido leste/oeste. Marcada pela irregularidade, parte da casa ficou escondida abaixo do nível da rua no sentido norte/sul, o que proporcionou uma vista contínua da vegetação.

A fachada norte do terreno, mais exposta à rua, é para onde ficam voltadas circulações, rampas, jardins de acesso e áreas de serviço. A porção sul, voltada para a mata, configura zona íntima, quintal – para onde se abrem os quartos – e cozinha, todos conectados por um piso contínuo em madeira. A área central, onde se instala o ambiente de estar, é a única parte da casa que se abre tanto para o norte quanto para o sul do terreno. Todos os ambientes internos foram instalados em um mesmo plano.

O teto-jardim é uma extensão do quintal e proporciona conforto térmico durante todo ano, além de cumprir a função estética de unidade entre casa, rua e cobertura verde. Aberto em todas as direções, o local também é um convite à observação e à meditação, e tem pontuações em cubos translúcidos suspensos do piso, estruturas em aço e vidro desenhados para fornecer iluminação e ventilação naturais para os banheiros. À noite, essas mesmas peças adquirem função de lanternas, fazendo o caminho inverso e canalizando luz interna para o exterior do terraço. Marcas que participaram do projeto: Hill House, Quadra Interior, Persoluce, Light Design.