RESIDÊNCIA LC

Uma residência com características sustentáveis, onde o tijolo solo-cimento dá personalidade à casa.

Por ser especialista em bioconstrução, Karla Madrilis foi escolhida pelos proprietários, uma bióloga e um geógrafo, para construir uma residência de maneira a reduzir o impacto ambiental. Assim, a profissional escolheu materiais certificados e reciclados que reduzissem o desperdício e o entulho da obra, contribuíssem com a velocidade de execução, além de serem locais e não prejudicarem o meio ambiente em seu processo de produção e manuseio. Exemplo disto é o telhado ecológico, feito de embalagens Tetra Pak recicladas. Este novo modelo garante conforto térmico e acústico, e tem custo reduzido. Indo ainda mais longe no conceito de sustentabilidade, ela criou um teto verde, que colabora com a qualidade térmica da residência, optou pela permacultura, que consiste em viabilizar a devolução da energia consumida ao meio ambiente, pelo reúso de água e pela captação de água da chuva.
O uso de tijolo de solo-cimento ainda acrescentou personalidade e sofisticação ao projeto. Ele foi utilizado tanto na fachada principal, como no interior e na área de lazer. Outra solução encontrada por Karla foi a escada em cimento queimado com guarda-corpo de vidro.
A arquiteta desenhou uma planta limpa e integrada, eliminando corredores, otimizando os espaços e respeitando a orientação solar de modo a privilegiar o conforto das áreas íntimas. No térreo estão as áreas de lazer e de convívio, tais como cozinha americana, salas de estar e de TV com pé-direito duplo, e quarto de estudos com lavabo, que pode ser revertido em quarto de hóspedes. Já no pavimento superior, estão as duas suítes comuns e a suíte do casal, que possui banheiro integrado à varanda, onde está localizado o ofurô e por onde é possível acessar o teto jardim.
A área externa, conectada à garagem e à varanda, que tem ligação também com as salas e a cozinha, recebeu um pergolado metálico, uma churrasqueira com forno para pizza e um volume em anexo com as dependências de serviços.

COMENTÁRIOS

  • Jana Baumgartner - 26/08/2017 15h29
    Vi pouco da linda residencia, ideias muito apropriadas para o momento, Parabéns. gostaria de fazer Contato com objetivo de projeto para minha casa em Cuiabá.
  • Katia Debret - 13/05/2014 13h30
    Karla conheci a casa, vc estava iluminada quando projetou esta casa parabens!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.