Exposição “New Photography” do MoMA completa 30 anos

Tradicional mostra de Nova York comemora seu trigésimo aniversário com participação de 19 artistas de 14 países

Publicado em: 03/02/2016




Renomada já há longa data a New Photography, exposição anual realizada no MoMA com grandes nomes da fotografia, celebra seu aniversário de 30 anos em grande estilo. Justamente em razão da data, ela se expandiu, contemplando agora 19 artistas e coletivos artísticos de 14 países, e inclui obras feitas especificamente para a mostra. Com tema Ocean of Images, essa edição explora as várias maneiras de experimentar o mundo: através de imagens que nascem digitalmente, feitos com scanners ou lentes no estúdio ou no mundo real, apresentadas como fixas ou em movimento.





O título da exposição refere-se à Internet como um turbilhão de imagens, um site de pirataria, e um sistema de redes. Ocean of Images apresenta corpos de trabalho que redefinem criticamente a fotografia como um campo de experimentação e investigação intelectual, onde analógico e digital, virtual e as dimensões reais se misturam. Os artistas, então, exploram a cultura baseada em foto contemporânea, enfocando especificamente a conectividade, a circulação de imagens, redes de informação e modelos de comunicação.





Entre eles está Edson Chagas, angolano que assina a instalação Found Not Taken, constituída por fotos em diferentes tamanhos. Formado em fotojornalismo no London College of Comunication, ele frequentou o curso de fotografia documental na Universidade de Newport, País de Gales e outro nas áreas de publicidade e fotojornalismo na Escola de Imagem e Comunicação de Portugal. Desde 2008, desenvolve trabalhos artísticos fora dos padrões de fotojornalismo. Participou em exposições individuais e coletivas em Angola, Brasil, Portugal, Alemanha, Camarões, Etiópia e Grã-Bretanha.  “Luanda Cidade Enciclopédica”, com a sua assinatura, foi em 2013 o destaque do Pavilhão de Angola na Bienal de Veneza, tendo conquistado o Leão de Ouro.




A exposição tem curadoria de Quentin Bajac e fica patente até ao dia 20 de Março. Confira os artistas que integram esta edição da New Photography:

Ilit Azoulay – Israel
Zbyněk Baladrán – República Tcheca
Lucas Blalock – Estados Unidos
Edson Chagas – Angola
Natalie Checa - Alemanha
Coletivo DIS – Estados Unidos
Katharina Gaenssler – Alemanha
David Hartt – Canadá
Mishka Henner – Bélgica
David Horvitz – Estados Unidos
John Houck – Estados Unidos
Yuki Kimura – Japão
Anouk Kruithof – Holanda
Basim Madgy - Egito
Katja Novitskova – Estônia
Marina Pinsky – Rússia
Lele Saveri – Itália
Indré Serpytyté – Lituânia
Lieko Shiga - Japão