VERSATILIDADE NAS PAREDES

Os tecidos na parede estão cada vez mais presentes nos ambientes modernos, trazendo aconchego e versatilidade.

Publicado em: 26/09/2014
O mundo da arquitetura e da decoração é repleto de inovações e soluções criativas. Aliado a isso, a busca por opções mais ágeis acabam se tornando a melhor saída para algumas pessoas. Para a reforma ou construção de ambientes, uma novidade tem sido utilizada com o intuito de proporcionar conforto e estilo na hora da composição de cenários: os tecidos.



O revestimento de paredes com tecido adiciona sofisticação e modernidade ao espaço, principalmente na versão brasileira, que traduz a pluralidade do povo brasileiro em estampas e cores. Na Europa, origem da tendência, os tons mais usados são mais discretos, situados entre os pastéis e desenhos mais sóbrios.



Durante muito tempo, os tecidos estiveram presentes apenas nos revestimentos de alguns móveis e tapetes. Hoje, a conversa é diferente. Eles estão sendo indicados para cobrir paredes, promovendo sensação de aconchego com toque contemporâneo. A facilidade de instalação e o preço mais baixo são também dois fatores que os tornam ainda mais atraentes, porque diminuem o trabalho e o tempo de obra.



A quantidade de cores, texturas e motivos dos tecidos são também um dos seus diferenciais. No entanto, o papel de parede, seu principal concorrente, possui um imenso leque de características semelhantes. E é aí que a história muda: além de ser até um terço mais barato, o tecido também apresenta versatilidade superior, pois está associada ao tipo de material usado para sua confecção. São fabricados com fibras sintéticas ou naturais, couro, algodão, sarja, seda, linho, dentre inúmeras opções. O melhor é que mesmo que o tecido não seja criado para esta finalidade, ainda assim, a depender da forma de aplicação, é alcançado o efeito desejado.



Poucos são os pontos a se ponderar quanto à utilização dos tecidos. O mais importante deles é se atentar para a aplicação em áreas úmidas ou molhadas. Para estes locais, busque aqueles fabricados com esta finalidade. Outro fator importante a ser ressaltado é que os tecidos não devem ser tão mais claros que as superfícies que cobrirão e a limpeza deve ser feita de forma periódica.

Veja abaixo mais algumas ideias: