VIDA DE SERGIO BERNARDES EM FILME

Ícone da arquitetura nacional, o carioca tem vida retratada em documentário escrito pelo neto, que também é arquiteto.

Publicado em: 15/09/2014
Sergio Bernardes foi um arquiteto carioca muitíssimo importante para a cena do design nacional. Criador de um estilo arquitetônico único, assinou grandes projetos ao longo da carreira. Exemplos disso são as inúmeras residências de tirar o fôlego, grande parte construídas no Rio de Janeiro, e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães (projeto originalmente desenhado por Sergio Bernardes, mas que hoje conta com "roupagem" que descaracterizou totalmente a obra inicial do arquiteto), em Brasília.


Um dos primeiros projetos residenciais de Sergio Bernardes, a Casa Samambaia ganhou prêmios e é tida como uma casa moderna, mesmo tendo sido construída entre 1950 e 1955.

Considerado uma das grandes influências contemporâneas dos projetos residenciais e urbanistas mais recentes, Bernardes tinha um pensamento moderno, à frente de seu tempo. Segundo Thiago Bernardes, neto de Sergio e também arquiteto, seu avô disseminava, com sua obra, a ideia de compartilhamento muito antes de a internet existir e ganhar a força que tem. 



Junto a Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros, Thiago transformou a vida do avô em filme. A partir do estudo de 20 mil plantas, oito mil fotos, croquis e teses, os jovens conseguiram fazer um apanhado geral de toda a vida,  profissional e pessoal, do arquiteto. Intitulado Bernardes, o documentário se debruça sobre várias fases da vida de Sergio. A película retrata desde o momento em que ele rompe com a família e com as construções residenciais até aquele em que se torna um dos principais nomes da segunda geração da arquitetura moderna do Brasil.



O envolvimento do arquiteto com a profissão tomou rumo diferente quando passou a idealizar soluções de arquitetura para resolução de problemas sociais, chegando a fazer propostas de mudanças em escala bem maior, no esqueleto da sociedade. Nessa época, deixou pra trás uma vida de luxo e sem maiores preocupações financeiras, as bodas de prata com sua esposa e uma casa onde recebia desde a família Kennedy até os ensaios dos Mutantes.


O Hotel Tropical de Tambáu, assinado por Sergio Bernardes

Embora tenha vivido numa cena social e artística com representações bem importantes, como o genial Oscar Niemeyer e o incrível Lucio Costa, até hoje seu nome encontra reverberação negativa por conta da ligação com os militares. Na época da Ditadura, o arquiteto assinou alguns projetos para o regime, o que o colocou numa espécie de isolamento intelectual. Sua obra, no entanto, trata de muitos temas que hoje estão em voga, inclusive o máximo aproveitamento dos espaços urbanos.

Assista ao trailer:

Serviço
Documentário Bernardes

Direção: Paulo de Barros e Gustavo Gama Rodrigues
Roteiro: Thiago Bernardes
Produção: 6D filmes e Rinoceronte Produções
Fotografia: Stefan Hess
Edição: Yan Motta
Duração: 91 minutos
Ano: 2014