UM OLHAR PARA O MUNDO DE MARCEL WANDERS

Nesta edição da coluna Garimpo Design, Angela Borsoi traz a completa exposição do designer holandês e seus pontos altos.

Publicado em: 11/06/2014
Exposta no Museu Stedelijk de Arte Contemporânea, em Amsterdam, está uma coletânea do trabalho do holandês Marcel Wanders: um dos designers mais comentados e destacados internacionalmente por sua obra.
‘Pinned Up, 25 Anos de Design’ é um completo panorama de todo sua carreira, que apresenta de modo magnífico o seu trabalho em todas as suas fases. Trata-se de sua primeira exposição na Europa.



A exposição apresenta mais de 400 objetos. Além de móveis, luminárias, esculturas, vasos, embalagens, jóias e outros ícones conhecidos desse sofisticado designer, podemos ver seus esboços originais e protótipos de trabalhos experimentais. Tudo isso distribuído em um ambiente que permite compreender a evolução de seu trabalho e perceber a lógica de cada coleção ou fase de criação.
A visitação nos leva por uma paisagem onírica, encantadora, quase surreal, em que ele brinca com as proporções, com sua boneca e seu abajur gigantes, ou pequenos bonequinhos aos lados de suas taças. Assim, ora nós somos os gigantes observando pequenos detalhes, ora somos diminuídos perto de objetos monumentais.




A exposição também inclui projetos de interiores 'virtuais', novas criações digitais fantásticas, e outros ‘projetos especiais’ que proporcionam um olhar no mundo de um profissional único.



Três zonas temáticas nos oferecem um olhar único para dentro da mente criativa do designer:
‘Zona Branca’ analisa o trabalho dos sonhos em termos de arte, inovação e narrativa; ‘Zona Negra’ revela o mundo mais dramático do artista de uma forma íntima. E o ‘Salão de Direção de Arte’, que explora sua função de  diretor de arte para marcas como Moooi e outras.






A obra de Marcel Wanders é multidisciplinar e abrangente: não só transita com suas instalações fantásticas no universo das artes visuais, como também é designer de interiores, que cria produtos domésticos, móveis, objetos, luminárias e tapetes.

Marcel Wanders teve, em 1988, sua graduação em '3D Design' no Instituto de Artes Arnhem (hoje, Design Academy). O designer holandês chegou à fama internacional, em grande parte, impulsionado por meio das atividades da plataforma Droog Design.  



Wanders é considerado um dos designers mais importantes da atualidade por utilizar-se magnificamente de técnicas e materiais inovadores, agregando referências da tradição, inserindo nelas fragmentos artesanais que trazem à tona a memória afetiva e a identidade familiar, conectando seu trabalho à nossa própria memória pessoal. 



Coloco aqui também um comentário do crítico, Luiz Carreira sobre a exposição: "Visitando a exposição de Marcel Wanders, no Stedelijk Museum, o mais interessante é notar que o trabalho desse designer todo tecnológico nasce sempre de um caderninho de anotações, do lápis e do papel, comprovando que o berço da inovação segue sendo o manuscrito".
Hoje, realizando projetos experimentais,  suas "Edições Pessoais", Wanders está à frente da direção artística de projetos de artes visuais, além do seu trabalho industrial para marcas de renome internacional, tais como: Moooi, Alessi, Baccarat, Kartell, Flos, Cosme Decorte, Target, Moroso, Puma, Swarovski, Marks & Spencer e  KLM, entre dezenas de outros. Ele consegue nos tocar com um trabalho surreal, onde seus sonhos nos sensibilizam como se fossem nossos!
Por tudo isso, essa exposição é mais do que a apresentação de um trabalho importante, é uma referência e um ponto de reflexão e de inspiração para todos nós que trabalhamos com design, arquitetura, arte e decoração.


COMENTÁRIOS

  • Jean Bergerot - 30/09/2014 15h30
    CASA CONTEMPORANEA, O texto foi escrito pela designer Angela Borsoi, que além de ser nossa colunista fixa é também Diretora Regional da ABD - DF. repassaremos a ela seu elogio. Abraço
  • Casa Contemporanea - 20/09/2014 23h54
    Excelente artigo sobre o Marcel Wanders, parabéns, para quem o conhece e ao seu trabalho está muito bem capturada e descrita a essência do trabalho do artista! E para quem ainda não conhece o trabalho do Marcel uma grande oportunidade de ler um resumo de como ele trabalha. Muito bom, parabéns, muito bem escrito!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.