Masp - Museu de Arte de São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, conhecido com Masp, é uma das mais importantes instituições ...

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, conhecido com Masp, é uma das mais importantes instituições culturais e arquitetônicas brasileiras. Localizado na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, o edifício projetado por Lina Bo Bardi para ser sede do museu foi inaugurado em 1968, com a presença da rainha Elizabeth II. O famoso vão-livre que se estende por 74 metros foi uma exigência para a execução do projeto e tornou-se um ícone do Brutalismo Paulista.
 
Polêmico desde o início, o projeto apresentou uma solução arrojada e totalmente revolucionária para a época, décadas de 50/60, um edifício dividido em dois. Entre as duas partes fica o vão-livre que oferece 74 metros de luz, cinco metros de balanço de cada lado, oito metros de pé direito livre de qualquer coluna. Acima do solo temos um volume elevado, visível e transparente e abaixo, acomodado ao forte declive do terreno, o subsolo dissimulando sua presença com a vegetação aquática dos espelhos d´água.
 
O volume superior, dividido em dois pisos, está apoiado sobre quatro pilares ligados por duas vigas de concreto protendido. Duas grandes vigas centrais sustentam o andar transparente que abriga a pinacoteca do Museu. Ainda no volume superior, o andar de baixo da pinacoteca, onde estão os escritórios, sala de exposições temporárias, sala de exposições particulares, bibliotecas, está suspenso em duas grandes vigas por meio de tirantes de aço. A comunicação entre os andares é feita através de uma escada ao ar livre e um elevador monta-carga em aço e vidro temperado.
 
O interior do museu conta com uma planta livre que pode se adequar às necessidades de cada exposição. As rampas vermelhas que ligam os primeiros andares chamam a atenção, apoiadas apenas em uma laje, ficam soltas e movimentam-se quando se anda sobre elas. Para expor as obras, a arquiteta inovou mais uma vez, criando suportes em vidro temperado e concreto, onde os quadros ficavam suspensos, permitindo maior interação com o público.
 
O espaço aberto entre os blocos do edifício do museu resultou em uma praça aberta à comunidade. O terraço formado pela cobertura do bloco inferior apresenta-se como chão, ali foram implantadas enormes floreiras com vegetação tropical e sucessivos espelhos d´água dispostos em níveis que formam uma cascata para as águas pluviais.
 
O bloco inferior, também era dividido em dois pisos originalmente. Neste local, ficam espaços expositivos, abertos em vidro para a cidade. Em uma reforma, também polêmica, um terceiro subsolo foi acrescentado, a área envidraçada superior foi coberta e os suportes em concreto e vidro projetados por Lina Bo Bardi para exposição das obras foram retirados. As colunas do edifício só foram pintadas de vermelho em 1990 na ocasião dos 40 anos do Masp, obedecendo ao projeto original.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 1956/1968
Número de pavimentos: 4 (dois superiores – vão livre – dois subsolos)
Projeto de Arquitetura: Lina Bo Bardi
Fotos: Divulgação