Edifício Garagem Aeroporto de Congonhas
O desafio do projeto foi melhorar a capacidade de estacionamento de automóveis e oferecer também melhores condições ...
O desafio do projeto foi melhorar a capacidade de estacionamento de automóveis e oferecer também melhores condições de acesso ao Aeroporto de Congonhas. O programa teria ainda que respeitar o edifício histórico, construído nos anos 50, um dos representantes da arquitetura Art Déco de São Paulo.
O Edifício Garagem foi concebido por Sérgio Parada respeitando a escala horizontal do terminal. Foi criada uma praça sobre a laje de cobertura do estacionamento do nível do saguão de acesso. Para manter vivo este espaço foram inseridos elementos arquitetônicos para a instalação de restaurante, bar, café e salas Vips. Mas as estruturas de serviços ainda não estão instaladas no local.
O local para estacionamento de veículos está situado cinco níveis abaixo dessa praça, sendo que dois ficam ao nível do solo e três subterrâneos. A construção possui uma área de 60 mil metros quadrados, oferecendo mais de 2500 vagas para carros e motos.
Toda a estrutura interna de pilares e vigas são em aço e as lajes são em concreto pré-fabricado protendido. A escolha dos materiais e sistema construtivo otimizou o tempo da obra, que contou também com os melhores requisitos tecnológicos, minimizando o impacto ambiental.
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2004
Área: 60000 m²
Número de pavimentos: 5
Projeto de Arquitetura: Sérgio Parada Arquitetos Associados
Fotos: Marcelo Scandaroli
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2004
Área: 60000 m²
Número de pavimentos: 5
Projeto de Arquitetura: Sérgio Parada Arquitetos Associados
Fotos: Marcelo Scandaroli