O filtro de água mais eficiente do mundo

Eficiência do nosso charmoso filtro de barro é reconhecida por pesquisa norte-americana

Publicado em: 04/07/2016
Os tradicionais filtros de barro das casas mais tradicionais brasileiras estão há décadas sendo substituídos por mecanismos mais modernos de filtragem, ou pelos galões de água mineral. O item, antes presente na maioria dos lares brasileiros, hoje se tornou um elemento raro, alçado ao patamar de relíquia nas cozinhas país afora.



No entanto, pesquisa realizada nos Estados Unidos e divulgada no livro do autor Colin Ingram - The Drinks Water Book – está prestes a mudar o status desse relegado item. Isso porque foi comprovado que o filtro de barro apresenta o mais eficiente sistema de filtragem de água no mundo.

Seu mecanismo simples utiliza o barro como matéria prima principal dos recipientes, e a vela de cerâmica com carvão ativado. A força da gravidade permite que a água passe de um recipiente ao outro em forma de gotejamento. Ao fazer a passagem pela porosidade da vela de cerâmica, o carvão ativado consegue reter o excesso de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e até de chumbo que podem estar presentes no líquido.



Considerado uma desvantagem pela demora, o sistema de gotejamento é um importante mecanismo no combate a um parasita muito comum na água, o Criptosporidiose, que causa diarreia e gastrenterites. A dificuldade causada pela passagem da água pelos microporos literalmente mata os microorganismos nocivos à saúde.

Os outros sistemas de filtragem ligados diretamente a torneiras são mais rápidos na filtragem pois contam com a ajuda da pressão da água saída da torneira. Mas apresentam a desvantagem da própria pressão forçar, junto à passagem da água, elementos prejudiciais à saúde. A pesquisa ainda afirma que as novas tecnologias lançadas pouco agem contra a presença de flúor ou arsênio que possam estar presentes na água.

O filtro de barro, além de possuir um custo acessível para sua aquisição, podendo ser encontrado a partir de R$45, ainda tem um sistema simples de manutenção. É recomendado que se lave o seu interior com bicarbonato de sódio e uma bucha limpa. As velas não devem ser lavadas com açúcar, sal ou outro tipo de mantimento. Sua superfície porosa pode ser corrompida dessa forma. O ideal é utilizar uma bucha nova e muita água corrente. Mas caso queira substituí-la, é possível encontrá-la a partir de R$6. Saúde!