Arte cubana invade o Rio de Janeiro

Ficción y Fantasia: Última exposição da Casa Daros, no Rio, aborda a realidade da ilha de Cuba.

Publicado em: 09/09/2015
A exposição Cuba – Ficción y Fantasia é a última a ser exibida pela Casa Daros e é um programa imperdível para os amantes de arte e cultura. A mostra que reúne 15 artistas cubanos dá boas vindas aos expectadores com uma peça icônica, uma granada gigante feita em madeira - do grupo Los Carpenteros, que retrata bem a situação atual da instituição.


(los carpinteros, granada de mano, 2004)

A exposição conta com 140 obras pertencentes à Coleção Casa Daros Latinamericana e foram produzidas no período entre 1975 e 2007. Todas elas permeiam a cultura e história da ilha de Cuba, a situação política e econômica tem um forte reflexo nas obras expostas.

(Em ninguna cabeza cabe El mar, 1997, Marta María Pérez Bravo)

O debate sobre o isolamento político, da semiliberdade, da dificuldade da expressão artística é evidente ao analisar as peças. Com um forte posicionamento os artistas Lázaro Saavedra, René Francisco e Tonel apresentam trabalhos que fazem o expectador refletir.

(El Bloqueo, 1989-1993/2006, Tonel)

Outros artistas de peso também estão presentes na mostra, dentre eles Ivan Capote e Yoan Capote, trazendo à tona as contradições cubanas, Piña e Juan Carlos Amorim, que apresentam com sutileza o conflito entre saudade e realidade, Ana Mendieta e Tãnia Bruguera trazem questionamentos relativos à sociedade dominada pelos homens.

(Untitled, 1992-1994, Manuel Piña)
 
Um espaço de arte, educação e comunicação a Casa Daros, no Rio de Janeiro, é uma instituição da Daros Latinamericana uma organização de arte com sede em Zurique, dedicada à criação e manutenção de uma coleção de arte contemporânea.

A Casa Daros ocupa um casarão neoclássico do século XIX projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva e fica no Bairo de Botafogo. A Casa possui um acervo ímpar que conta com cerca de 1.200 obras de 117 artistas, dentre eles Vik Muniz, Regina José Galindo, Lygia Clark.