PINTURAS CLÁSSICAS GANHAM VIDA

Curta metragem do diretor italiano Rino Stefano Tagliafierro faz com que mais de 100 obras ganhem movimento e questiona o que acontecia no momento em que foram retratadas.

Publicado em: 13/02/2014
A beleza tem sido, durante séculos, invocada, re-desenhada e descrita como um fugaz momento de felicidade e plenitude inesgotável de vida condenado, desde o início, a um final redentor, porém trágico. Por isso, ao seu redor, sempre há uma nuvem do destino e do tempo que tudo devora. Foi este questionamento do que é belo, do tempo e da ação imortalizada que levou o diretor e animador experimental italiano Rino Stefano Tagliafierro a conceber o curta metragem Beauty, lançado no primeiro mês de 2014.



Em pouco mais de nove minutos, o diretor animou mais de 100 obras de mestres da pintura clássica reinterpretando-as e fazendo um tributo à arte e sua disseminação da beleza. “Uma trilha de suspiros pelas emoções da vida” - é assim que Rino define o vídeo. A beleza presente nas telas ganha vida novamente através dos gestos animados graças à invenção digital e coloca em discussão o conceito de momento congelado utilizado pela história da arte. A intenção, de acordo com o manifesto que acompanha o curta, foi refazer o sentimento dos personagens retratados e que se esconderam sob o véu da aparência.



O vídeo começa com um ritmo lento, calmo, e, depois, surgem momentos de tensão. De acordo com Rino, Beauty fala sobre as emoções humanas, tanto positivas quanto negativas. “Eu criei as mudanças bruscas de ritmo e sentimento para deslocar os sentimentos do espectador e, assim, amplia-lo”, explica. Para ele, a beleza é a companheira silenciosa da Vida, inexoravelmente, seja no sorriso do bebê, nos êxtases eróticos e nas caretas de dor que fecham um ciclo destinado a repetir ad infinitum.
Repercussões de Beauty surgiram de todo o mundo. Tantas críticas positivas foram completamente inesperadas, como afirma Rino. “Eu estava esperando aguçar o interesse das pessoas, mas absolutamente não imaginaria um sucesso similar. Talvez seja porque Beauty é uma combinação das principais emoções humanas com maravilhosas obras de arte clássica e tem o poder de explorar isso ao máximo.”



Rino Stefano Tagliafierro graduou-se no ISIA de Urbino e no Instituto Europeu de Design de Milão. Assinou a direção de inúmeros videoclipes para grandes artistas italianos ou até mesmo internacionais, como FourTet, Stumbleine, Digitalism, Mobbing, Big Fish, Morgan e Vittorio Cosma. Além disso, colaborou com o studio Bazzani na produção de um fashion video dos designers Antonio Marras e Kenzo e tantos outros para exibições interativas em museus e eventos especiais. Tagliafierro participou de diversos festivais e competições, recebendo prêmios internacionais como: Festival international du film d'animation d'Annecy 2012, Ottawa International Animation Festival 2012, Video Art & Experimental Film Festival NEW YORK, Atlanta Film Festival 2013, Sapporo Short Fest 2013 e Berlin Interfilm 2013.

Assista abaixo ao curta metragem na íntegra:
 

COMENTÁRIOS

  • Fernanda Zanella - 26/03/2014 18h49
    Viagem introspectiva onde cada quadro desperta uma sensação misto de nascimento,vida e morte ;encontros, desencontros; luta entre o bem e o mal. De uma arte para a arte. Muito bom.
  • André Freitas - 08/03/2014 15h12
    Excelente trabalho, conseguiu enriquecer os sentimentos pela arte. Parabéns!
  • Maria Helena Lindenberg - 01/03/2014 00h42
    Trabalho maravilhoso, o Rino merece um Oscar em criatividade! É para se olhar sem parar, como uma obra de arte.
  • Estella - 13/02/2014 20h31
    Fantástico!!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.