ZANINI DE ZANINE FAZ PALESTRA NO CASAPARK

Designer filho de José Zanine fala sobre sua trajetória e lança miniaturas de suas obras.

Publicado em: 18/06/2013
Amanhã, às 10h, o CasaPark recebe o designer Zanini de Zanine para a palestra "Zanini de Zanine: percurso de experiências - desde a vivência com o pai até os dias de hoje", no Auditório da Livraria Cultura. Com entrada franca e livre para todos os públicos, mas sujeita à lotação da sala (153 lugares), a palestra abordará o trabalho do designer que começou na profissão ao lado do pai, José Zanine Caldas, com quem aprendeu sobre sustentabilidade e identidade brasileira. Toda a apresentação será ilustrada com vídeos, fotos e peças originais de seu acervo particular. O evento marca, ainda, o lançamento das miniaturas de três de seus mais novos trabalhos: Cavalinho Gioco (metacrilato), Cadeira Corten (aço corten) e a Poltrona Trez (alumínio). A palestra terá 60 minutos de duração e 30 minutos dedicados às perguntas da plateia. Mais informações pelo telefone: 3403-5300.



Zanini de Zanine nasceu no Rio de Janeiro, em 1978, e cresceu vendo o pai, José Zanine Caldas, trabalhar. Estagiou com Sergio Rodrigues, quando produziu seu primeiro móvel. Em 2002, graduou-se em desenho industrial. A partir de 2003, começou a produzir móveis em madeira maciça, com peças de demolição – colunas, vigas e mourões de casas antigas –, batizadas como “Carpintaria Contemporânea”. Em 2005, criou uma nova linha de móveis produzida industrialmente, usando, além de madeira de origem controlada, materiais diversos como, plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, Zanini criou, em 2009, a Doiz Design e, mais tarde, a Punch Design e o Studio Zanini, em 2011.



Hoje, Zanini de Zanine assina peças para grandes marcas nacionais e internacionais como, a francesa Tolix e as italianas Poltrona Frau, Slamp e Discipline. Em 2011, foi convidado por Giulio Cappellini, umas das pessoas mais influentes do design mundial, para colaborar com a Cappellini. Em 2012, o designer foi responsável pela curadoria da parte contemporânea do Brazilian Design: Modern and Contemporary Furniture, na Galeria Zeitlos, Berlim, e, em Lisboa, no Mude Museum (Museu da moda e design). Em 2013, foi convidado pelos irmãos Campana para contribuir na curadoria do novo hotel Marina All Suites.