RESIDÊNCIA CARLOS E MARIA HELENA

Essa propriedade localizada em São Francisco Xavier, interior paulista foi projetada por Carlos Motta para um advogado e sua esposa.

Essa propriedade localizada em São Francisco Xavier, interior paulista foi projetada por Carlos Motta para um advogado e sua esposa. A construção é predominantemente em madeira, exceto pela cozinha e banheiros, revestidos internamente por tijolos maciços. As tábuas de Itaúba da fachada exibem aspecto envelhecido natural, já que a espécie dispensou tratamento. No telhado, foi utilizada uma manta de subcobertura que reforça o conforto térmico, já que a região pode sofrer quedas bruscas de temperatura.

A área social e corredor dos quartos ganharam paredes e forro de Angelim-Pedra, de tonalidade dourada, e piso em Cumaru, mais resistente. Os pilares foram executados em Eucalipto autoclavado. A cozinha recebeu fechamento Angelim-Pedra entre a alvenaria e o forro. Como o proprietário gosta de natação, a piscina possui 18 metros de comprimento. Uma das raias se abre numa das extremidades, formando um desenho orgânico.

Como a casa está localizada a 1500 metros de altitude e cercada por dois vales, ambas as faces possuem vistas privilegiadas. O térreo que dá acesso às quatro suítes fica voltado para a mata virgem, ou Vale de Dentro como diz o proprietário, possui uma insolação mais favorável à área íntima. Já o pavimento superior com as áreas sociais, cozinha e terraço se debruçam sobre o Vale do Paraíba ou Vale de Fora. Essa área foi repousada sobre pilotis, solta do chão, respeitando a topografia do terreno.
 
Ficha técnica:
Local: São Francisco Xavier-SP
Ano: 2003/2005
Área: 365 m2
Projeto de Arquitetura: Carlos Motta
Fotos Célia Mari Weiss