INSTITUTO TECNOLÓGICO VALE

O Instituto Tecnológico é uma organização sem fins lucrativos que será construída pela mineradora Vale e tem seu projeto assinado por Paulo Mendes da Rocha em conjunto com o escritório Piratininga Arquitetos.

O Instituto Tecnológico é uma organização sem fins lucrativos que será construída pela mineradora Vale e tem seu projeto assinado por Paulo Mendes da Rocha, ganhador em 2006 do Prêmio Pritzker, em conjunto com o escritório Piratininga Arquitetos. A construção pode ser entendida como uma palafita de alta tecnologia que acompanha o ritmo das águas, suspensa sobre o rio Guamá, em Belém, próxima à Universidade Federal do Pará (UFPA) e à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
 
O objetivo do Instituto Tecnológico Vale (ITV) é tornar-se um polo gerador e difusor de conhecimento tecnológico voltado para o desenvolvimento sustentável. Por este motivo, o projeto incorpora técnicas associadas ao tema sustentabilidade, como por exemplo, o reaproveitamento da água da chuva, o uso de energia solar e de isolantes térmicos. As palafitas ribeirinhas inspiraram Paulo Mendes da Rocha e seus parceiros a implantar o conjunto sobre estruturas de aço suspensas. Estas peças já vieram configuradas de fábrica, sem a necessidade das técnicas tradicionais de edificação que envolveria maior consumo de água, pedra e cimento.
 
Outra preocupação de Paulo Mendes da Rocha e dos profissionais do Piratininga Arquitetos foi interferir minimamente no meio ambiente local. São 14 pares de pilares disposto a cada 20 metros que sustentam a construção, formando um vão de 30 metros com balanços de 10 metros. A solução estrutural lembra o convés de um navio que, em vez de flutuar na água, fica suspenso no ar. O bloco de pesquisas é um edifício longilíneo com eixo na direção Norte-Sul e o Instituto contará ainda com um prédio de estacionamento, cujos andares mais elevados são reservados para as instalações administrativas da mineradora. Também está previsto no programa um andar técnico para receber as instalações que chegam às áreas de ensino e pesquisa por shafts verticais. Previsão de inauguração para 2014.
 
Ficha técnica
Local: Belém-PA
Ano do projeto: 2009
Área do terreno: 140.000 m2
Área construída: 40.000 m2
Projeto de Arquitetura: Paulo Mendes da Rocha e Piratininga Arquitetos
Projeto Luminotécnico: Godoy Luminoténica
Fotos: Maquetes

COMENTÁRIOS

  • Elizabeth Melo Tuñas - 16/09/2015 02h52
    Gostaria de saber se foi esta empresa, Anual Design que fez do projeto do Arquiteto Paulo Mendes, do Instituto tecnológico Vale, Palafita da Tecnologia.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.