CASA VIÇOSA

O projeto foi concebido para um terreno de 33 hectares de mata preservada rodeada por sete cachoeiras e situado em Viçosa no estado do Ceará

O projeto, chamado por Gerson Castelo Branco de Paraqueira in Natura, foi concebido para um terreno de 33 hectares de mata preservada rodeada por sete cachoeiras e situado em Viçosa no estado do Ceará, cerca de 350 quilômetros de Fortaleza. O arquiteto trabalhou de forma intuitiva, dispensando a prancheta e o resultado é uma casa singular, de formas rebuscadas que recebeu três prêmios e oito páginas na Architectura USA.

A residência está perfeitamente integrada à paisagem circundante que inclui plantações de bambu, densa vegetação e está localizada a 700 metros acima do nível do mar. À primeira vista a sensação que a construção passa é da realização de um sonho de infância de ter uma casa na árvore. Feita de troncos de Carnaúba, tábua corrida, fechamento e forrações em talos de Babaçu e pedras nas contenções de algumas áreas de topografia irregular. A Paraqueira in Natura incorporou outros materiais, além das vigas de Eucalipto, madeira e pedra, recebendo grandes janelas e portas de vidro giratórias e o arquiteto utilizou resíduos de madeira reciclada para fazer os andares.

As camarinhas (quartos) foram suspensas por vigas de madeira com fechamento de cortinas e exprimem o pensamento de total integração à natureza. Gerson Castelo Branco atualiza a tradição da casa como ventre natural através de uma casa funcional, com design diferenciado e baixo impacto ambiental, explorando a iluminação e ventilação naturais na construção. Também no décor, ele trabalhou utilizando materiais da região, valorizando o artesanato local tanto na escolha do mobiliário como das peças de decoração.
 
Ficha técnica:
Localização: Serra de Ibiapaba-CE
Área do terreno: 33 hectares
Número de pavimentos: 3
Projeto de Arquitetura e Interior: Gerson Castelo Branco
Fotos: Gerson Castelo Branco

COMENTÁRIOS

  • Daliane Costa - 18/09/2017 06h00
    Estou fazendo um projeto de conclusão do curso de Arquitetura e urbanismo, gostaria de ter mais informações em relação ao estilo paraqueira, aqui não encontrei seu livro. Apaixonada pelas obras de Gerson Castelo Branco!
  • Marcia Richter Kath - 01/02/2015 12h37
    Encantadora. Realmente ela nos leva as nossas origens. Gostaria de receber seu livro. Parabéns! Grata.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.