CASA DA PEDRA DO SAL

Tanto os materiais como o local onde a casa foi implantada foram primordiais para este projeto.

Tanto os materiais como o local onde a casa foi implantada foram primordiais para este projeto. Datada de 1986, a Casa da Pedra do Sal está localizada sobre uma formação rochosa de frente para o mar, na Ilha de Santa Isabel, a maior ilha do Delta do rio Parnaíba. Gerson Castelo Branco elegeu materiais naturais como a Carnaúba, laje de castelo e talo de Babaçu, resgatando a forma típica das cabanas locais. O projeto foi pensado para possibilitar intervenções durante sua construção.

O emprego das formas geométricas da asa-delta que também se assemelham a dobraduras de papel ou origamis e os desenhos diferenciados dos fechamentos que lembram estrelas do mar são destaques da construção. Para delimitar a área dos quartos, Gerson Castelo Branco utilizou alvenaria portante de tijolos que funciona como uma proteção contra os ventos fortes da região. Já a área social é bem arejada, construída em painéis de Carnaúba preenchidos com pedras e rochas extraídas no local. A madeira é utilizada principalmente como sustentação do piso superior e cobertura.

Defensor da identidade brasileira e das raízes nordestinas na arquitetura e decoração, Gerson Castelo Branco demonstra isso claramente neste projeto, com uma casa que contempla e respeita a natureza, aproveitando a abundante insolação e a ventilação, dentro do estilo que ele denominou Paraqueira.
 
Ficha técnica:
Localização: Ilha de Santa Isabel-PI
Ano: 1986
Número de Pavimentos: 2
Projeto de Arquitetura e Interior: Gerson Castelo Branco
Fotos: Kaki Afonso e Gerson Castelo Branco