CASA DE UBATUBA

Idealizada para ser um refúgio constante de férias para a família, Ubatuba no litoral norte paulista tem uma paisagem natural privilegiada, de um lado a Mata Atlântica e do outro a vista para o mar.

Idealizada para ser um refúgio constante de férias para a família, Ubatuba no litoral norte paulista tem uma paisagem natural privilegiada, de um lado a Mata Atlântica e do outro a vista para o mar. Foi neste local que o arquiteto Gerson Castelo Branco elegeu para sua Paraqueira Ubatuba. A construção fica encravada no alto de uma montanha integrando-se totalmente à natureza. Como o terreno era vertical, o arquiteto optou por um projeto em três níveis, apoiando a casa sobre pilares de Eucalipto autoclavado. Os três semiplanos permitiram aproveitamento máximo do terreno e ao mesmo tempo propiciaram que todos os ambientes da residência fossem abertos para o mar.

As formas orgânicas aparecem em elementos como a piscina instalada no deck e intervenções ousadas e funcionais como o beiral largo do telhado que protege da varanda do sol intenso. Gerson Castelo Branco elegeu materiais naturais para acabamentos e revestimentos dando um toque mais rústico. Para o piso foi utilizada a tábua corrida e nas paredes cerâmica e textura que ofereceram uma atmosfera mais acolhedora. O living é rodeado por panos de vidro que contrastam e dão mais leveza às toras de Eucalipto.

Para a decoração, Gerson Castelo Branco escolheu fibras naturais, tecidos claros e acabamentos leves como o sofá estofado em algodão branco, poltronas em fibra e tapete de couro. Algumas peças do mobiliário são baixas para não interferirem na vista privilegiada, que pode ser melhor apreciada do mirante localizado no piso superior. Os quartos foram construídos em balanço, avançando sobre a Mata Atlântica. Destaque para a suíte com pé-direito duplo, bancada em concreto aparente e cuba em madeira. Uma cama com inspiração oriental e o dossel em algodão cru arrematam o clima despojado. A varanda aberta para o mar é um convite ao relaxamento, onde um banco em madeira segue o estilo da decoração interna, mantendo a unidade do projeto. A piscina em formas orgânicas recebeu um revestimento em pastilhas verdes e os futons em tecido náutico arrematam a ambientação.
 
Ficha técnica:
Localização: Ubatuba-SP
Ano: 2002
Área construída: 550 m2
Número de Pavimentos: 3
Projeto de Arquitetura e Interior: Gerson Castelo Branco
Fotos: Gerson Castelo Branco

COMENTÁRIOS

  • Mac Sandro Bastos Uchôa - 30/10/2013 20h03
    Parabéns!!!! Gerson Castelo Branco, Criatividade e ousado sou fã de seus trabalhos você é The Best of Arquitectura!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.