Residência LB

Neste projeto para uma residência localizada no Centro do Brasil, os arquitetos Paulo Jacobsen e Thiago Bernardes aproveitaram ao máximo ...

Neste projeto para uma residência localizada no Centro do Brasil, os arquitetos Paulo Jacobsen e Thiago Bernardes aproveitaram ao máximo a paisagem natural equilibrando suntuosidade e simplicidade, com uma bela vista para o lago Paranoá. A casa de 1700 metros quadrados aproveita ao máximo a luz natural, abundante na região através dos grandes panos de vidro do estar com pé direito duplo. No topo da residência, um domo central também ajuda a trazer luminosidade ao ambientes internos.
 
Entre os materiais eleitos pelos profissionais está a madeira que se faz fortemente presente na construção, principalmente no piso inferior. Um exemplo é a ampla varanda estruturada em réguas de Cumaru. As formas da casa lembram um grande navio que se debruça sobre uma área verde de 2700 metros quadrados. A natureza está presente tanto fora como dentro da residência. O piso de acesso é ladeado por plantas e no centro da sala foi implantado um jardim tropical.
 
O quarto dos filhos fica no pavimento inferior e no mezanino ficou localizada a área íntima do casal com suíte, closet e escritório. O pavimento superior é predominantemente transparente com estrutura metálica aparente, fazendo um contraponto com madeira. Nos acabamentos destaca-se o forro em gesso acartonado com entalhe quadriculado. A aridez do clima de Brasília foi amenizada pela presença da piscina que, além do lazer, desempenha outros papéis como o de elemento estético e funcional. Sendo responsável por irrigar o jardim interno e os espelhos d´água.

Ficha técnica
Localização: Brasília-DF
Ano: 2001
Área: 1700m² construída
Projeto de Arquitetura: Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Fotos: Leonardo Finotti