Shopping Cidade Jardim

Convidado para projetar os interiores do Shopping Cidade Jardim em São Paulo, o arquiteto Arthur Casas partiu do princípio ...

Convidado para projetar os interiores do Shopping Cidade Jardim em São Paulo, o arquiteto Arthur Casas partiu do princípio de que as lojas é que deveriam chamar a atenção. O centro de compras é direcionado a público mais seleto e abastado, diferenciando-se pelo porte pequeno, excluindo propositalmente praça de alimentação e espaço kids. O Bal Harbour Shops de Miami-EUA, famoso pelo jardim central descoberto, foi uma das referências do arquiteto na concepção do projeto.
 
O shopping possuía na época 120 lojas divididas em três pavimentos, outros três pisos estavam reservados às sete salas de cinema, academia e spa. As generosas aberturas zenitais e o pátio com vegetação abundante são os destaques do programa. O conceito explorado pelo arquiteto foi oferecer ao shopping um ar de lojas de rua. O átrio central descoberto oferece iluminação e ventilação naturais, condições favoráveis ao paisagismo assinado por Maria João d´Orey e dispensa o uso de ar condicionado. No térreo, as floreiras marcam os guarda-corpos dos pavimentos. No segundo andar, o verde ocupa cerca de 2 mil metros quadrados em área reservada para contemplação da paisagem e da vista para a cidade.
 
O cenário neutro proposto por Casas destaca as lojas e dialoga com o paisagismo. Tons de marrom estão presentes nos guarda-corpos e elementos de alumínio revestidos por aço Corten que fazem o acabamento das escadas rolantes e arremates das fachadas das lojas. O piso em placas pré-fabricadas com acabamento em agregado mineral de tonalidade clara compõe com o mobiliário assinado pelo arquiteto em madeira Cumaru certificada. Placas de drywall são utilizadas na vedação interna e nas sancas com iluminação embutida. A circulação do ar é garantida por ventiladores com pás de madeira que pontuam o teto das galerias e os banheiros receberam ambientação em madeira e pedra limestone.
 
Ficha técnica:
Local: São Paulo-SP
Ano: 2007/2008
Área de intervenção: 78.000 m²
Projeto de Interior: Arthur Casas
Paisagismo: D’Orey Brasil Paisagismo
Projeto luminotécnico: Esther Stiller Consultoria & Lighting Architects
Fotos: Tuca Reinés

COMENTÁRIOS

  • Christiane Abrão Heloi - 28/06/2017 07h30
    Adoro quando a arquitetura integra com o paisagismo. É um projeto muito agradável, que agrega conforto, sensação de aconchego apesar de estarmos num centro de compras. Gostaria de saber mais sobre as placas de piso usadas no jardim das jabuticabeiras. É um pré-moldado fabricado pela construtora ? Ou existe algum revendedor? Obrigada desde já pela atenção. Christiane Helou
  • Cláudio Jorge De Lima - 20/05/2015 16h15
    A ESTILO DESTE SHOPING É MUITO BOM.ACHO QUE DEVERIA SERVIR DE MODELO PARA MUITOS OUTROS,POIS ELE NOS DÁ A SENSAÇÃO DE ESTARMOS EM UM SPA,GOSTEI MUITO.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.