Loja Natura em Paris

O projeto de Arthur Casas para a loja Natura em Paris seguiu os preceitos de desenvolvimento sustentável defendidos pela marca.

O projeto de Arthur Casas para a loja Natura em Paris seguiu os preceitos de desenvolvimento sustentável defendidos pela marca. Para isso, o arquiteto elegeu materiais naturais certificados e outros concedidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Um exemplo são as divisórias de fibra de bananeira e cipós. Dividida em dois pavimentos mais subsolo, a loja foi concebida para oferecer uma experimentação sensorial, explorando aromas, texturas e cores.
 
Como a marca ainda era desconhecida na França, o desafio do projeto foi deixar transparecer através dos elementos arquitetônicos a brasilidade, a biodiversidade e sustentabilidade que são conceitos da Natura. Como a legislação parisiense obriga a manter os elementos arquitetônicos originais da fachada das construções, Casas optou pelo vidro nas áreas de intervenção. O espaço foi pensado aumentar a permanência do cliente dentro da loja. Assim, no segundo piso, foi implantada uma área de convivência com café, biblioteca e espaço para massagem que permite a experimentação dos produtos.
 
Entre os materiais está a madeira Canela de demolição utilizada nos pisos e paredes, a fibra de bananeira, palha natural e cipó que foi coletado por índios da Amazônia. Os armários que acomodam os frascos são em laca acetinada com fundo em Canela de demolição, proporcionando um contato mais próximo e afetivo com os produtos. A brasilidade está expressa na ambientação onde foi utilizado um tapete em palha natural, destacando a poltrona Sushi dos irmãos Campana. O projeto de iluminação desenvolvido pelo americano Ross Muir valorizou os elementos naturais e sustentáveis do espaço. Finalizando, foram implantados televisores com documentários que mostram a origem, características e como são extraídas as matérias-primas dos produtos Natura.
 
Ficha técnica:
Local: Paris-França
Ano: 2005
Área: 190 m²
Número de pavimentos: 2 + subsolo
Arquitetura de Interiores: Studio Arthur Casas
Projeto luminotécnico: Ross Muir
Fotos: fornecidas pelo Studio Arthur Casas