Apartamento Nova York

O proprietário deste apartamento é um americano de origem latina e colecionador de arte. Situado em um dos edifícios ...

O proprietário deste apartamento é um americano de origem latina e colecionador de arte. Situado em um dos edifícios mais altos de Manhattan, o imóvel oferece vista privilegiada para o Central Park, bem explorada no projeto por Arthur Casas. O programa deveria contemplar dois pontos principais. Primeiro o aproveitamento do espaço, redistribuindo os 166 metros quadrados de área. Os três quartos foram transformados em suítes e as áreas sociais integradas. O segundo ponto foi expor o extenso e valioso acervo de arte do proprietário com obras de Carlos Cruz‑Diez, Jesús Soto e Fernando Botero, entre outros artistas latino-americanos, sem parecer uma galeria.
 
O grande desafio do projeto, segundo o arquiteto, foi o pé-direito que chegava a 2,30 metros em alguns locais e as interferências da própria estrutura da construção, um prédio típicos dos anos 70 com pé-direito baixo e malha de vigas aparentes. Casas procurou abrir e integrar todos os ambientes sociais, utilizando o drywall bastante comum nas construções americanas. A sala de estar, de jantar e cozinha conectam-se em um ambiente sem barreiras físicas. A planta do apartamento tem o formato de meio octógono e grandes aberturas em três faces garantiram farta luz natural aos interiores.
 
Na ambientação, o estilo contemporâneo e quase minimalista de Arthur Casas predominou em tonalidades neutras e poucos móveis, criando um cenário discreto e ao mesmo tempo intimista que valorizou as peças de coleção. A paleta de cores teve como base a combinação de branco com tons de bege e marrom. O carvalho canadense com nuance avermelhada foi usado nos pisos e painéis de algumas paredes. Para o mobiliário, o arquiteto elegeu itens brasileiros, dinamarqueses, peças do nipo-americano George Nakashima e algumas em art déco. Os armários e estantes também em carvalho levam a assinatura de Casas. As obras de arte receberam um cuidadoso trabalho de iluminação que as destacou sem criar uma ambientação de galeria.
 
Ficha técnica:
Localização: Nova York-EUA
Área: 166 m²
Ano: 2006/2008
Projeto de Arquitetura e Interior: Arthur Casas
Projeto luminotécnico:Kugler Associates
Fotos: Leonardo Finotti