Mostra Black 2011 - Memória e Interatividade

Guto Requena trabalhou uma proposta interativa na concepção de dois espaços para a Hyundai Mostra Black 2011. Realizada ...

Guto Requena trabalhou uma proposta interativa na concepção de dois espaços para a Hyundai Mostra Black 2011. Realizada de 22 de junho a 17 de julho de 2011 no casarão anos 40 assinado por Jacques Pillon em São Paulo. Logo no hall de entrada uma questão era proposta aos visitantes da mostra: “O que faz de uma casa um lar?” A resposta podia ser dada na hora via uma tela touch screen, twitter ou SMS.
 
O ambiente vermelho conta um pouco da história da casa que abriga o evento. Objetos encontrados durante a reforma do casarão relevam memórias dos antigos moradores, como azulejos com o brasão da família que foram pintados à mão pela proprietária. Guto revela que os objetos abandonados possuem uma narrativa, contam boas histórias que se tornam um bom design.
 
Subindo as escadas, o visitante se depara com uma incrível parede digital, onde as respostas dadas no andar inferior podem ser visualizadas. A interatividade é total. Ao longo da exposição, as palavras mais utilizadas são destacadas na projeção. Segundo Requena, este “papel de parede virtual” atrai a atenção das pessoas para o fato que os nossos espaços serão cada vez mais híbridos, situados entre o universo real e o digital, entre átomos e bits.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2011
Número de pavimentos: 2
Projeto Arquitetônico: Jacques Pillon
Projeto de Interior: Guto Requena
Fotos: André Klotz, Luis Gomes e Inés Antich