Residência Lago Sul

O projeto para esta casa no Lago Sul em Brasília foi desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Parada para um casal com dois filhos ...

O projeto para esta casa no Lago Sul em Brasília foi desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Parada para um casal com dois filhos pequenos. O programa valoriza o acesso à residência com a implantação de um espaço de jardim para receber as pessoas. Esta verdadeira praça interna oferece uma continuidade espacial entre a via pública e o espaço privado.
 
A estrutura da edificação é em concreto armado e o revestimento em emboço rústico dá a textura desejada pelo arquiteto. Os volumes que compõem a residência são definidos pelos seus usos, seja íntimo, serviço, social ou lazer. Todas as funções estão diretamente conectadas com a área social da casa, caracterizada como o “cuore” (coração) da residência. A interligação espacial entre interior e exterior também é um dos destaques do projeto, assim como a valorização da vista para a cidade.
 
A área social possui pé direito duplo e está protegida da insolação por um grande painel em aço perfurado que filtra a luz solar durante o dia. À noite, a estrutura recebeu uma iluminação especial que valoriza a volumetria da construção. A residência está dividida em três pavimentos: subsolo com a implantação dos serviços, térreo com área social, lazer e hóspedes e mezanino onde fica localizada a área íntima.
 
Ficha técnica:
Localização: Brasília-DF
Ano: 2010
Área: 808 m²
Número de pavimentos: 3
Projeto de Arquitetura: Sérgio Parada Arquitetos Associados
Fotos: C.B. Aragão e cedido pelo próprio do escritório