Residência Lago Norte

Localizada às margens do Lago Paranoá, o terreno desta residência possui uma área verde anexa de 10 mil metros ...

Localizada às margens do Lago Paranoá, o terreno desta residência possui uma área verde anexa de 10 mil metros quadrados em declive no sentido do lago. A topografia do local influenciou a implantação da casa que se destaca na paisagem pela sua estrutura onde predomina o aço Corten.
 
O arquiteto Sérgio Parada projetou esta residência que fica no QL 06 do Lago Norte para um casal com duas filhas universitárias. O programa prioriza os espaços sociais, valorizando a convivência entre a família e também com os amigos. Nos espaços externos destacam-se a área da piscina, varandas, pergolados e espelhos d´água.
 
O volume da residência é distribuído linearmente como um grande paralelepípedo, aberto principalmente para o lago. A face que está voltada para a área pública é formada por uma grande parede cega e o acesso a casa é feito através de uma marquise em aço Corten. Já a face voltada para o lago possui fechamento em vidro, privilegiando a integração com bela paisagem natural.
 
Dividida em três pavimentos, a construção de 1200 metros quadrados é composta por: subsolo onde fica a área de serviços, térreo onde estão as áreas sociais, lazer e hóspedes e mezanino onde está situada a área íntima da casa. O mezanino é atirantado nos grandes pórticos superiores, possibilitando assim que os espaços do pavimento térreo, formado pelas salas, não tivessem pilares e fossem contínuos. O fechamento do pavimento dos quartos possui ainda painéis móveis de madeira do piso ao teto, garantindo a privacidade e proteção solar.
 
Ficha técnica:
Localização: Brasília-DF
Ano: 2009
Área: 1200 m²
Número de pavimentos: 3
Projeto de Arquitetura: Sérgio Parada Arquitetos Associados
Fotos: cedidas pelo Escritório