Edifício Sivam

O projeto para o Edifício do Sivam - Sistema de Vigilância da Amazônia de autoria de Sérgio Parada foi classificado ...

O projeto para o Edifício do Sivam - Sistema de Vigilância da Amazônia de autoria de Sérgio Parada foi classificado em primeiro lugar em um concurso fechado de arquitetura, mas ainda não foi executado. O programa prevê uma área construída de 16500 metros quadrados com a função de abrigar todas as informações produzidas pelas Coordenações Regionais do Sivam. O prédio possui um design marcante, ressaltando a importância do sistema para a segurança do país.
 
O arquiteto concebeu o edifício como um “grande portão de acesso à Amazônia”, apesar da construção estar localizada em Brasília. O espaço irá receber, além dos funcionários, um fluxo grande de usuários em busca de informações relativas ao sistema e ao espaço amazônico. Parada o projetou dentro do conceito tendo o homem como usuário do edifício, levando em consideração escalas, luz, cor, vegetação e demais elementos buscando valorizar as necessidades humanas e que resultarão numa melhor produtividade para os funcionários e maior conforto para os usuários.
 
A proposta prevê um grande bloco de acesso que recepciona os usuários, composto por um grande salão de exposições, biblioteca informatizada, café, restaurante e um auditório. Nos outros blocos ficarão os serviços internos e só serão acessíveis aos funcionários autorizados. Os blocos são independentes uns dos outros, setorizando os serviços de acordo com as exigências programáticas e são rodeados por jardins. Um sistema de grelhas de aço oferece proteção solar já que os blocos possuem fechamento em pele de vidro.
 
Todo o sistema estrutural do edifício foi projetado em aço. Dividido em três pavimentos, o prédio é composto por subsolo onde ficam área técnica e serviços e nos dois pavimentos seguintes, térreo e primeiro piso, ficam os serviços. Os pavimentos são interligados por shafts e grandes espaços de passagem das redes internas, tornando a construção uma estrutura flexível.
 
Ficha técnica:
Localização: Brasília-DF
Ano: 1998
Área: 16.500 m²
Número de pavimentos: 3
Projeto de Arquitetura: Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados
Fotos: Wladimir Rosa (maquete)