Aeroporto de Natal

Sérgio Parada projetou o Aeroporto de Natal com o design da cobertura inspirado nas dunas que caracterizam a paisagem da região.

Sérgio Parada projetou o Aeroporto de Natal com o design da cobertura inspirado nas dunas que caracterizam a paisagem da região. Concebido em três níveis para uso público e um andar técnico, situado entre o térreo e o primeiro pavimento, o terminal tem capacidade de atender até um milhão de passageiros por ano com uma área de 15 mil metros quadrados.
 
O check-in de embarque e o desembarque são realizados no pavimento térreo. As salas de embarque e comércio ficam no primeiro piso e no terceiro andar fica um terraço panorâmico com vista para o pátio e pistas. O edifício foi o primeiro terminal construído totalmente com estrutura em aço.
 
Originalmente o projeto seria desenvolvido com ênfase no aproveitamento dos recursos naturais, o que, infelizmente, não foi acatado pela Infraero na construção. A exemplo do Aeroporto de Brasília, também houve interferências no projeto. Os estacionamentos que deveriam ser executados em placas de concreto perfurados e grama e os espelhos d´água que seriam implantados para minimizar a temperatura foram eliminados. E após a inauguração, a praça de check-in foi fechada. No projeto original ela se caracterizava como uma continuação espacial da área coberta e sombreada para o grande estacionamento arborizado.
 
Ficha técnica:
Localização: Natal-RN
Ano: 1997 / 2000
Área construída: 15000 m²
Projeto de Arquitetura: Sérgio Roberto Parada e equipe
Projeto Luminotécnico: Esther Stiller Consultoria
Fotos: Ricardo Junqueira