Casa BR

A Casa BR está inserida em uma área verde com vegetação exuberante, em Araras no Rio de Janeiro. A integração ...

A Casa BR está inserida em uma área verde com vegetação exuberante, em Araras no Rio de Janeiro. A integração com a natureza é um dos pontos altos deste projeto de Marcio Kogan que lembra a emblemática Casa de Vidro de Lina Bo Bardi. O arquiteto também optou por dissolver os limites entre o interior e o exterior da residência, utilizando amplos panos de vidro. As árvores nativas invadem os espaços exteriores da residência em perfeita comunhão.
 
A residência é marcada por uma volumetria horizontal, combinando além do vidro, o concreto armado e a madeira. O volume superior está apoiado sobre o inferior, menor e revestido de pedras, tendo ao redor o reforço de grossos pilares. A construção mostra sua força, marcando presença e não se escondendo no entorno.
 
O design de interior dos ambientes internos é assinado por Kogan e Diana Radomysler, com projeto luminotécnico de Maneco Quinderé. O programa previu os ambientes sociais localizados no pavimento superior. No inferior foram implantados os de serviço e lazer. Destaque para a piscina coberta e integrada.
 
Ficha técnica:
Localização: Araras - Rio de Janeiro-RJ
Área: 6820 m² terreno - 739,30 m² construída
Ano: 2002-2004
Número de pavimentos: 2
Projeto de Arquitetura Marcio Kogan
Projeto de Interior: Marcio Kogan e Diana Radomysler
Projeto luminotécnico: Maneco Quinderé & Associados
Paisagismo: Isabel Duprat
Fotos: Nelson Kon