Liceu Francês

A concorrência para a construção do novo Liceu Francês François Mitterrand, em Brasília, tem entre ...

A concorrência para a construção do novo Liceu Francês François Mitterrand, em Brasília, tem entre os finalistas o projeto do escritório Una Arquitetos em parceria com o estúdio francês Atelier d’Architectes Segond-Guyon. O programa proposto por eles inclui dois blocos de plantas retangulares, com vazios centrais e articulados perpendicularmente entre si.
 
As sobreposições resultam em um espaço que gera dois pátios que se comunicam por varandas contínuas. Segundo os arquitetos os pátios definem os recreios dos diversos ciclos. Além desses dois pátios, há um terceiro ao fundo do edifício, uma área de recreação exclusiva para as crianças do maternal. O pátio do maternal pode ser acessado diretamente pelo exterior, caso se deseje um acesso independente para esse ciclo. A entrada da escola possui dois acessos diferenciados, separando os ciclos primário e secundário.
 
A transparência dos fechamentos dos salões do refeitório e da biblioteca integram interior e exterior da construção. Os dois grandes blocos são entremeados por um jardim aquático, sombreado por uma pérgula, regulando o clima, muito seco em determinados períodos em Brasília. Ao fundo da biblioteca há outra varanda, voltada para o horto florestal, um convite à leitura e atividades ao ar livre. O laboratório e sala de artes também compartilham deste espaço. No núcleo central da construção estão concentradas as escadarias, elevador, sanitários e áreas técnicas. A área administrativa está localizada num único bloco ao longo do pátio do primário. E o auditório e a área esportiva foram colocados na porção norte do terreno.
 
Na divisão do programa, as turmas de maternal ficaram localizadas no térreo. As salas são voltadas para o pátio exclusivo deste ciclo e possuem cada uma um sanitário com vestiário. No segundo andar ficam os níveis fundamental colégio e liceu. As salas deste pavimento são voltadas para o exterior e protegidas da insolação. As da ala sul são cobertas por chapa metálica perfurada e as voltadas para leste e oeste possuem varandas e persianas fixas metálicas. Fazendo a mediação entre o prédio e a via pública há uma alameda central com o estacionamento.
 
Ficha técnica:
Localização: Brasília-DF
Área: 15000 m² terreno - 10000 m² construída
Ano: 2009
Número de pavimentos: 3
Projeto de Arquitetura: Una Arquitetos (Brasil) e Atelier D’architectes Segond Guyon (França)
Paisagismo: Soma Arquitetos
Fotos: Divulgação