Casa Trancoso

A casa de praia de Sig Bergamin representa a essência do trabalho do arquiteto. O tato que ele tem para combinar peças de decoração ...

A casa de praia de Sig Bergamin representa a essência do trabalho do arquiteto. O tato que ele tem para combinar peças de decoração de diversas origens, padrões e texturas atinge seu ápice na casa do arquiteto em Trancoso (BA). A vontade de Sig era criar um clima tranquilo e despretensioso, o que para ele é fundamental para uma casa de praia brasileira.
 
Este resultado ele atingiu com maestria. A casa parece acolher seus hóspedes de braços abertos após horas sob o sol da Bahia para drinks no espaço gourmet com amigos, para descansar e contemplar a vista da praia ou passar algumas horas na piscina com deck de madeira cercada por pés de jasmim e mangueiras. Mesmo com objetos refinados na decoração, os ambientes criados por Sig refletem tranquilidade e conforto.
 
Sob uma mesa de madeira no living, encontra-se uma grande cabeça de Buda ao lado de um busto romano e um vaso de cerâmica chinês. Quadros vintage adquiridos nas inúmeras viagens do arquiteto foram pendurados por todos os ambientes, sendo alguns deles do Taiti e Cuba, o que traz ainda mais a atmosfera tropical para dentro de casa.
 
Os sofás, otomanos, mesas e cadeiras foram desenhados pelo próprio arquiteto, enquanto todas as outras peças são de diferentes origens: Quênia, Uzberkistão, Bali e EUA são alguns países que têm representantes na casa de Bergamin. No living, as máscaras são quenianas, as poltronas com padrões claramente africanos vêm da Nigéria e os bancos estofados de couro branco de Mies van der Rohe, de Barcelona. Enquanto isso, no quarto de hóspedes está uma cama antiga balinesa coberta com quilt.
 
Para conseguir acolher bem todas estas peças e suas pátrias e criar com este mix ambientes agradáveis e leves, foi essencial ter como suporte pisos, paredes e tetos brancos. Este diálogo entre o chique e o simples é o ponto central da decoração. “Na realidade, eu não planejei a decoração, só deixei acontecer", afirma o arquiteto. Mas graças a seu talento e muita pesquisa, a falta de planejamento só fez este projeto brilhar ainda mais.
 
Ficha Técnica:
Localização: Trancoso-BA
Número de Pavimentos: 1
Projeto Arquitetônico e Interior: Sig Bergamin
Fotos: Simon Upton

COMENTÁRIOS

  • CRISTIAN JAVIER SANCHEZ - 21/08/2017 06h37
    UN GENIO AMO SU ESTILO

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.