Apartamento Parque Guinle

Inspirado nos lofts de Nova York, o arquiteto André Piva projetou um apartamento com vista para um dos mais belos parque do Rio de ...

Inspirado nos lofts de Nova York, o arquiteto André Piva projetou um apartamento com vista para um dos mais belos parque do Rio de Janeiro, o Parque Guinle. Localizado no bairro das Laranjeiras, na zona sul da cidade, a residência possui ambientes sociais, como living, varanda, cozinha e sala de jantar totalmente integrados.
 
O profissional, no entanto, utilizou alguns recursos para deixar a divisão dos espaços mais clara. Para criar este loft com áreas demarcadas, ele contou com a ajuda de dois elementos fundamentais na arquitetura: a decoração e o projeto luminotécnico. Ao mesmo tempo em que se tem a visão de todos os ambientes do apartamento a partir de quase qualquer lugar da casa, há zonas limitadas que delimitam os espaços de cada ambiente.
 
Alguns dos fatores que contribuíram para a integração das áreas foi o uso do branco como cor predominante em todos os espaços e um piso único de madeira clara em todo o apartamento. Por outro lado, para dar identidade aos ambientes, André Piva utilizou móveis e objetos de decoração com cores pontuais distintas. De acordo com o profissional, o ponto de partida da decoração foi um móvel de madeira dos anos 70, de laca com jacarandá. A partir dele, incluiu outros elementos da pop art, mas de uma forma mais limpa que a original, como o uso de formas circulares e luminárias de acrílico.
 
A integração foi um conceito levado tão a sério neste apartamento que ele não se restringe ao interior da residência, mas também a natureza acerca da construção. Com o intuito de trazer o Parque Guinle para dentro de casa, o arquiteto optou por portas e guarda-corpo da janela da sala feitos de vidro.
 
Ficha Técnica:
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Número de Pavimentos: 1
Projeto de Arquitetura e Interior: André Piva
Fotos: Divulgação