Shopping Vila Olímpia

O Shopping Vila Olímpia, na capital paulista, foi inaugurado em novembro de 2009 e teve seu projeto arquitetônico assinado por ...

O Shopping Vila Olímpia, na capital paulista, foi inaugurado em novembro de 2009 e teve seu projeto arquitetônico assinado por Sig Bergamin e Paulo Baruki, com concepção de Júlio Neves. O desenho do prédio e seus ambientes foram inspirados na história do bairro, que durante o começo do século 20, mais precisamente a partir dos anos 30, recebeu indústrias de médio e grande porte. Esta estética fabril foi mantida no projeto e pode ser claramente percebida na fachada do shopping, com linhas retas, cores neutras e grandes proporções.
 
Por estar muito bairro nobre de São Paulo e em um dos mais importantes centros financeiros da cidade, o shopping recebeu materiais refinados tanto nos acabamentos quanto na decoração. Vidro, madeira e aço foram mais usados em todos os seis pisos do centro comercial. O mobiliário também recebeu atenção por parte dos arquitetos: lounges foram espalhados por todo mall, todos eles com pisos e assentos de madeira e cadeiras Barcelona, de Mies van der Rohe.
 
A ambientação das praças de alimentação foi pensada agradar esteticamente e oferecer o máximo conforto aos frequentadores do shopping. O problema do barulho, presente em muitas áreas de alimentação, foi minimizado graças a uma nova forma de distribuição das mesas. Sig Bergamin não colocou todas as mesas juntas ao centro do espaço, mas criou vários ambientes menores espalhados por todo local. Outra medida tomada foi a aplicação de madeira tanto no forro do teto quanto no piso para melhorar ainda mais a acústica.
 
Nos outros andares, o chão é de granilite. A opção pelo cinza e cromado foi para criar um ar hi-tech, remetendo novamente a inspiração fabril do shopping. As escadas rolantes duplas e elevadores em todos os andares, além de integrar as mais de 190 lojas do shopping e facilitar o trânsito de pessoas, reforçam ainda mais esta
sensação.
 
Ficha Técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área: 28091 m²
Ano: 2009
Número de Pavimentos: 6
Projeto Arquitetônico: Sig Bergamin e Paulo Baruki, com concepção de Júlio Neves
Projeto Luminotécnico: Peter Gasper
Fotos: Divulgação