The Society

Uma boate intimista inspirada na aristocracia boêmia de São Paulo do final do séc. 19 foi a nova aposta do empresário ...

Uma boate intimista inspirada na aristocracia boêmia de São Paulo do final do séc. 19 foi a nova aposta do empresário André Almada e o sócio Klaus Ebone. O projeto de interiores do club The Society foi assinado pelo arquiteto Sig Bergamin e retrata os ambientes nos quais a elite cafeeira do estado viviam. Localizado em um histórico casarão de fachada tombada na região conhecida como Baixo Augusta, no centro da capital, The Society pretende ser uma casa mais exclusiva e sofisticada.
 
A mansão, construída na esquina entre a rua Augusta e Marquês de Paranaguá, pertenceu à família Franco de Mello e se transformou em um um “cabaré” de uma São Paulo antiga, com influências europeias e um pouco de deboche kitsch graças a intervenção do arquiteto. Sig percorreu os brechós da capital paulista a procura de móveis antigos, que depois passaram uma cuidadosa restauração, para conseguir contar a história que os sócios queriam.
 
No primeiro pavimento da casa, encontra-se a pista de dança com o que há de mais moderno em som e iluminação. A moldura burlesca do palco, as mesinhas de centro pintadas de dourado com tinta spray e as telas penduradas por todo o club com portraits de figuras nobres do passado são as peças mais bem humoradas do projeto.
 
Para conectar visualmente os dois andares, o arquiteto escolheu um enorme lustre central que pode ser visto de ambos os pisos. E para deixar sua marca registrada, criou um mix de tecidos e texturas com o veludo das cortinas, estofados, cúpulas de abajúres e patchwork dos grandes tapetes do lounge superior, cheio de espelhos refletindo seu interior. Para deixar o clássico um pouco de lado, Sig Bergamin usou muitos LEDs coloridos ao redor de todo o ambiente.
 
O paisagista Rubens de Almeida foi convidado para planejar um jardim de inverno que combinasse com a decoração de Sig. Por isso, ele escolheu uma vegetação tropical com muitas nuances e tons de cinza, roxo e verde
 
Ficha Técnica:
Local: São Paulo-SP
Área: 28091 m²
Ano: 2011
Número de Pavimentos: 2
Projeto de Interiores: Sig Bergamin
Projeto Paisagístico: Rubens De Almeida
Fotos: André Klotz