Conjunto Unhão - MAM

A obra de restauração realizada por Lina Bo Bardi no Conjunto, Engenho ou Trapiche do Unhão, tornou-se um projeto ímpar ...

A obra de restauração realizada por Lina Bo Bardi no Conjunto, Engenho ou Trapiche do Unhão, tornou-se um projeto ímpar que até hoje serve como referência para a arquitetura brasileira. A arquiteta trabalhou com elementos que transformaram o edifício original, mantendo sua identidade de prédio tombado, mas criando algo moderno e inovador. A sede perfeita para um espaço cultural: o Museu de Arte Moderna da Bahia.
 
O solar do Unhão é um complexo de casa-grande, engenho, senzalas e capela, construído no século 17, ao pé da escarpa de Salvador. É uma construção singular, tanto pela sua localização urbana como estar situado diretamente à beira mar. Em 1958 quando visitou o local pela primeira vez, Lina Bo Bardi ficou impressionada com o conjunto. Seu projeto de restauração e reforma foi focado na superação das contradições entre o antigo e o moderno.
 
O programa inclui oito salas de exposição, teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada e banco de dados. Na área externa fica o Parque das Esculturas, um museu a céu aberto. O artista Carybé é autor de um gradil que cerca o espaço, uma estrutura em ferro representa o sol e símbolos do acarajé. E também assina um painel de concreto, localizado na parte final do jardim e do portal de entrada.
 
Mas um dos elementos mais impressionantes inseridos pela arquiteta fica no interior do solar. Lina Bo Bardi alterou o espaço interno, demolindo o segundo piso e criando um espaço vazio para implantar aescultórica escada helicoidal. Construída em madeira através de um sistema de encaixes semelhantes aos utilizados nos carros de boi, a escada possui uma base de 4,15 por 4,75 metros, é apoiada em quatro pilares da estrutura da casa e desenvolve sua trajetória ao redor de um pilar central circular. Lina conseguiu compor um conjunto harmônico com a estrutura em madeira de lei da construção restaurada e a escada em Pau-D´Arco e Ipê Amarelo. As portas e janelas do solar ganharam destaque com a pintura vermelha.
 
A arquiteta acreditava na importância da colaboração entre a arte industrial e o artesanato, foi o que procurou passar na sua concepção deste projeto. Um espaço que funcionasse ao mesmo tempo como um museu-escola de arte popular e de arte moderna.
 
Ficha técnica:
Localização: Salvador-BA
Ano: 1961/1963
Projeto de Arquitetura: Lina Bo Bardi
Fotos: Divulgação

 

 


COMENTÁRIOS

  • Henri Santos - 05/06/2013 22h31
    Magnífico!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.