Capela Recife

Das ruínas de um casarão do século 19, Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli projetaram uma capela: a Capela ...

Das ruínas de um casarão do século 19, Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli projetaram uma capela: a Capela de Nossa Senhora da Conceição. Localizada na área rural de Recife, capital pernambucana, a capela faz parte de uma fazenda da família Brennand. A proposta dos arquitetos para o projeto previu a mínima intervenção possível, então a capela surge a partir da reprodução do terraço externo nos interiores.
 
Divisórias altas de vidro foram colocadas a uma distância de cerca de 80 centímetros em relação à alvenaria dos muros de pedra. Assim, a capela é contornada por um corredor aberto com um fechamento transparente que faz a mediação entre os espaços internos e externos da construção. A implantação dos painéis transparentes soltos do teto tornou-os autoportantes e aprimorou a reflexão da luz natural.
 
A cobertura também segue a linha da intervenção mínima. Em concreto protendido a laje cobre toda extensão das paredes de pedra que foram restauradas, mas sem tocá-las, sendo apoiada por dois robustos pilares, gerando frestas regulares que percorrem toda edificação.  Os pilares com diâmetro de cerca de oitenta centímetros, além de oferecer sustentação, funcionam como elementos de setorização interna. Em torno deles são organizados o altar, o púlpito e o acesso à sacristia subterrânea, assim como, na outra extremidade longitudinal, o coro, implantado em um tipo de mezanino.
 
Os pisos, interno e externo, são formados por placas cerâmicas de autoria de Brennand e são assentadas no sistema de piso elevado junto à nave, garantindo a eficiência do ar condicionado. O campanário de forte verticalidade ortogonal contrasta com a aparente horizontalidade da construção e possui um sistema mecanizado de captação e circulação da água das chuvas.
 
Ficha técnica:
Localização: Recife-PE
Ano: 2004/2006
Área: 1300 m² intervenção - 300 m² construída
Número de pavimentos: 1
Projeto de Arquitetura: Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli
Fotos: Leonardo Finotti