Casa PA

Concebida para um jovem casal de fotógrafos pelos arquitetos do escritório Andrade Morettin, essa casa fica nos arredores ...

Concebida para um jovem casal de fotógrafos pelos arquitetos do escritório Andrade Morettin, essa casa fica nos arredores da região metropolitana de São Paulo, em Carapicuíba. O terreno é densamente arborizado e possui um lago ao norte. A estrutura da residência é composta por dois volumes conectados. A implantação se deu em um eixo longitudinal e de forma a não interferir no perfil natural. A vegetação foi aproveitada como parte do projeto, estabelecendo uma área de vivência entre o solo e as árvores.
 
O volume principal tem estrutura em madeira Jatobá e fechamento em painéis de policarbonato alveolar que é translúcido e proporciona uma integração com o entorno. Em uma das quinas do volume há o vidro totalmente transparente que oferece vista para o lago. A característica marcante deste salão é fluidez do espaço que incorpora a paisagem natural ao ambiente interno. O quarto é delimitado apenas por uma cortina retrátil.
 
O segundo bloco concentra os ambientes de serviço, cozinha, banheiro e reservatórios de água e gás. Este volume, oposto ao primeiro, foi concebido como uma pedra cravada no chão, como se nascesse diretamente do solo com suas paredes grossas de alvenaria. As bancadas da cozinha e banheiro também são de alvenaria e concreto, assim como os armários e divisórias internas. Este volume é mais fechado, com poucas aberturas e estrutura mais pesada. Ele também funciona como uma proteção para o bloco principal do sol poente.
 
O fechamento do pavilhão oferece uma gradação de transparências que reagem às variações de luz, natural e artificial. Assim a casa proporciona efeitos visuais diferenciados e possibilita uma percepção nova da residência a cada momento.
 
Ficha Técnica:
Localização: Carapicuíba-SP
Ano: 1997-1998
Número de pavimentos: 1
Projeto de arquitetura: Andrade Morettin
Área: 1.200m² terreno - 62 m² construída
Fotos: Nelson Kon

COMENTÁRIOS

  • JOAO BATISTA M LAUERMANN - 22/07/2013 11h11
    Comprei um sitio recentemente e estou projetando minha casa. Meu projeto é bem parecido com esse, sendo um loft de 45m², apoiado em pelotis e com paredes de vidro. Fechado só o banheiro e cozinha. Minhas duvidas estão na cobertura e fundação. E estou vendo que esse projeto tem uma cobertura bem simples. O telhado é meia agua, com telhas de amianto?? E a fundação? Pode me passar o projeto destas partes?? Parabéns pela bela residencia. Espero que a minha fique, pelo menos, parecida. Sucesso, Saúde e Paz!! Abraço JOÃO BATISTA

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.