Refúgio do Velejador

Débora Aguiar projetou o Refúgio do Velejador para a Casa Cor São Paulo de 2009. Com seus 380 metros quadrados, a casa ...

Débora Aguiar projetou o Refúgio do Velejador para a Casa Cor São Paulo de 2009. Com seus 380 metros quadrados, a casa foi totalmente pensada para ser o mais eco-friendly possível, mas privilegiando o conforto de seus moradores. Madeiras de reaproveitamento foram usadas nos mobiliários, luminárias e esculturas e toda as pergolas e caixilhos foram construídos com madeiras certificada. O piso em réguas de concreto que imitam madeira, os tapetes em fibras naturais e tecidos reciclados de lonas de caminhão estonadas e as bicas d’água acionadas por energia solar contribuem para um funcionamento mais ecológico da casa.

Para a arquiteta, uma de suas funções é disseminar o uso de materiais reaproveitáveis e causar o menos impacto possível com suas construções e neste projeto, ela o fez com maestria. Débora Aguiar conseguiu montar uma casa integrada a natureza para o casal curtir sozinho ou com amigos e familiares, com áreas externas, como terraço da lareira, pier e lounge do fogo, áreas sociais internas, como o living, o home-office e o espaço gourmet, e áreas privadas (quartos e banheiro). As grandes paredes de vidro e a grande quantidade de madeira utilizada no projeto fazem com que a natureza esteja dentro de casa.

O estilo contemporâneo da arquitetura se faz muito presente no Refúgio do Velejador. O terraço com lareira e o lounge com poltronas de bambu prensado e couro, da mesma forma que o living com escultura de madeira reaproveitada, uma grande foto de um belo mar, assinada pelo fotógrafo Márcio Scavone, e chaises italianas em couro marrom café dão o tom do ambiente. Há também uma biblioteca repleta de livros e obras de arte iluminados pela luz natural e algumas luminárias de madeira.
Com este projeto, Débora Aguiar recebeu os prêmios de Melhor Projeto e Projeto Mais sustentável na Casa Cor de 2009.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2009
Área: 380 m²
Projeto de Arquitetura e Interior: Débora Aguiar
Fotos: Divulgação