Casa do Saber Rio

A Casa do Saber Rio está localizada em um casarão da Avenida Epitácio Pessoa onde anteriormente funcionava o restaurante ...

A Casa do Saber Rio está localizada em um casarão da Avenida Epitácio Pessoa onde anteriormente funcionava o restaurante El Patio Porteño. O arquiteto Miguel Pinto Guimarães praticamente teve que reconstruir os espaços para criar um centro onde são ministrados cursos de filosofia, artes e atualidades. Apesar do imóvel aparentemente estar espremido entre dois prédios, a vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas compensa.
 
A reforma incluiu um programa com um auditório, um lounge, um café e duas salas de aulas, distribuídos em três pavimentos. Miguel explica que o optou por um projeto espartano, onde o foco foram as ideias, portanto não poderia haver detalhes que distraíssem a atenção dos alunos. Ter um bom espaço de circulação também era importante, para uma maior integração entre os participantes dos cursos durante os intervalos.
 
A fachada da construção recebeu brises de madeira que protegem os ambientes internos do forte sol do Rio de Janeiro. Logo na entrada, no primeiro andar está o café, recepcionando alunos e visitantes. Mobiliado com quatro mesas, pode acomodar, no mínimo, 16 pessoas sentadas. Ainda no térreo fica o lounge espaçoso que oferece vista para a Lagoa e para o Corcovado, e tem capacidade para até 40 pessoas em pé. O auditório também está localizado no primeiro piso. Com 70 lugares, arquitetura planejada tipo stadium, iluminação especial e tratamento acústico.
 
A escada que dá acesso aos pisos superiores é estruturada em metal pintado de branco e possui detalhes em madeira. As salas de aula com capacidades para 30 e 25 pessoas ficam respectivamente no primeiro e segundo pavimentos. A menor das salas é a tem a melhor vista, situada no último andar, é a única voltada para fachada principal da Casa do Saber, de onde se pode avistar a paisagem deslumbrante da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Morro do Sumaré e do Cristo Redentor.
 
Ficha técnica:
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 2006
Área: 445 m²
Número de pavimentos: 3
Projeto de Arquitetura: Miguel Pinto Guimarães
Fotos: Divulgação

COMENTÁRIOS

  • Maria De Fátima Caldas - 28/10/2016 00h47
    Host aria muito de connector a Casa do saber para ter MAIS conhecimento de Filosofia e Arte
  • Sencler Gomes - 26/01/2014 08h24
    Gostaria de saber se a "Casa do Saber" disponibiliza, gratuitamente, como o faz "Espaço Ética, vídeos na Internet, e se positivo, como acessá-los ABS. SENCLER

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.