Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, concebida por Oscar Niemeyer, foi inaugurada em março de 2010. Sede do poder ...

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, concebida por Oscar Niemeyer, foi inaugurada em março de 2010. Sede do poder executivo mineiro, fica em Serra Verde, um bairro da zona norte de Belo Horizonte e é formada por cinco edifícios com ênfase no caráter monumental característico das obras do arquiteto. Considerada a maior obra arquitetônica no estado nas últimas cinco décadas, a construção supera os 265 mil metros quadrados de área construída, implantada em lote com dimensão superior a 800 mil metros quadrados.
 
A cidade administrativa fica na rodovia Prefeito Américo Renê Gianetti que liga a capital ao aeroporto de Confins, um local antes ocupado pelo hipódromo. A escolha do local envolveu o argumento que seria motor de desenvolvimento da região e cidades vizinhas. Além do Palácio, a cidade engloba: os edifícios gêmeos Minas e Gerais, o centro de convivência, o auditório Juscelino Kubitschek e instalações de apoio. Niemeyer explica que além de concentrar milhares de funcionários nos prédios, procurou valorizar ao máximo as áreas livres e verdes.
 
Os dois prédios das secretarias são desalinhados, voltados para estrada e para o fundo do lote, intercalados pelo volume do centro de convivência. O auditório fica à esquerda e o Palácio Tiradentes à direita, também com alinhamento desigual. Os prédios Minas e Gerais possuem programa semelhantes, divididos em: subsolo, pilotis e 14 pavimentos com áreas internas livres, sendo cada andar com aproximadamente 7 mil metros quadrados. As faces curvas são revestidas por vidros escuros que protegem do sol. Mas a superfície envidraçada é interrompida, na porção mais elevada (nono andar), por um pavimento vazado no qual foram instalados: salas de reuniões, restaurantes e cafeterias, formando um andar de convivência.
 
O Palácio Tiradentes figura como o maior prédio suspenso do mundo com um vão que mede 147 metros de comprimento por 26 de largura. Com uma área de 21 mil metros quadrados, ele é uma caixa retangular, também envidraçada com quatro pavimentos. A edificação é inovadora, pois não possui apoios, é formada por dois pórticos paralelos em concreto com laterais em balanço, lembrando uma enorme mesa. 15 vigas transversais de concreto repousam sobre os pórticos com 30 tirantes que mantêm suspensa o bloco envidraçado, resultando no vão monumental. O acesso se dá por uma rampa.
 
Com uma forma circular, o Centro de Convivência é composto por três pavimentos totalizando 7 mil metros quadrados, no centro possui uma cúpula de vidro que traz luz natural ao ambiente. Já o auditório Jucelino Kubistschek se comunica com o edifício-sede por um túnel no subsolo. Este espaço possui 4 mil metros quadrados de área, todo em concreto com uma cobertura sinuosa. A capacidade do auditório é para 490 pessoas.
 
Ficha técnica:
Localização: Belo Horizonte-MG
Ano: 2003/2010
Área: 804000 m² terreno - 265000 m² construída
Projeto de Arquitetura: Oscar Niemeyer
Fotos: Jomar Bragança