Casa Joanópolis

Esta casa projetada pela Una Arquitetos está localizada na área rural de Joanópolis, uma região que é ...

Esta casa projetada pela Una Arquitetos está localizada na área rural de Joanópolis, uma região que é uma terminação da Serra da Mantiqueira, com mil metros de altitude, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. O condomínio de casas é fica à margem da represa de Piracaia. Ao contrário das demais casas que são ostensivas, a residência ajusta-se ao declive do terreno, preservando-se das construções vizinhas e oferecendo conforto e privacidade aos proprietários. O muro que cerca a propriedade foi feito com técnica local e pedras coletadas no próprio terreno.
 
A topografia determinou o layout da residência. Três pátios em níveis diferentes relacionam-se com os programas da casa, área íntima, estar e serviços. O primeiro platô fica em cota intermediária entre a rua e a casa. Deste nível pode-se subir ao jardim que fica cobertura, ou descer, passando por um túnel com escadas que dá acesso à entrada, chegando ao pátio contíguo à sala de estar.
 
O programa da residência ocupa o andar térreo que está localizado um nível abaixo da rua, assim a casa, sob determinados ângulos, parece estar enterrada. Portas de correr de vidro estão recuadas cerca de dois metros da fachada norte e a sul abre-se para os pátios. Com uma setorização simples e longitudinal, os ambientes são contínuos e integrados.
 
Feita com uma estrutura de concreto armado, a casa se estende para o segundo platô, gramado e nivelado com a piscina que fica localizada na extremidade, dando a sensação de uma continuação da represa. Abaixo da piscina e solário ficam o salão de jogos, um depósito e a casa de máquinas, que abrem para o terceiro platô.
 
Os espaços de convívio e lazer foram reunidos pela lareira e pelos fornos, separados pelo volume da cozinha. Esses ambientes podem se abrir, transformando-se numa grande varanda ou ficarem fechados, mantendo a transparência. Os quartos possuem painéis móveis em madeira que garantem proteção do sol e privacidade. A integração entre casa e paisagem é um dos pontos altos do projeto pela forma como foi concebida, ajustada às curvas de nível do terreno, com pouca intervenção.
 
Localização: Joanópolis-SP
Ano: 2005/2008
Área: 4383,25 m² terreno - 433,79 m² construída
Número de pavimentos: 3
Projeto de arquitetura: Una Arquitetos
Fotos: Bebete Viégas